Logotipo

Educação com Ciência

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná e Pedagogia pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná. Experiência no exercício da docência da Educação Básica, em funções de Coordenação e Direção escolar. Especialista em Alfabetização, Neuropsicopedagogia e mestre pela Universidade Federal do Paraná. No doutorado atua em pesquisas voltadas à Neurociência da aprendizagem, na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano...

A importância da escolarização no nível da Educação Infantil

14 de maio de 2019

A infância é caracterizada por um período de grandes descobertas, em que a imaginação ilimitada e a curiosidade inata dos pequenos permitem-lhes estar sempre prontos para experimentar e aprender.

O processo educacional mediante os primeiros anos da infância é capaz de transformar o indivíduo para toda uma vida.

Os Centros de Educação Infantil, que recebem crianças de 0 a 5 anos, têm a enorme responsabilidade do cuidado, da aprendizagem e do desenvolvimento emocional, intelectual, social, físico e moral. Atributos que passam despercebidos pelos pais, os quais, muitas vezes, cobram uma condição letrada de crianças de apenas 5 anos de idade.

São nas salas de Educação Infantil que o primeiro círculo social da criança, a família, se estende. É através deste nível da educação básica que se perpetuam conceitos e costumes culturais, onde ocorrem importantes processos interacionais, onde as emoções vão sendo consolidadas através de ricas experiências, onde a linguagem verbal e corporal ganham expressão. Um desenvolvimento integral, mas que ainda hoje, infelizmente, não é perceptível aos olhos de muitos.

A história revela que a infância passou por diferentes concepções em relação ao tempo. Antes, as crianças eram vistas como “adultos em miniatura”, tendo seus direitos oprimidos pelo trabalho.

O reconhecimento dos direitos da infância, pelas leis e diretrizes, representou um marco histórico de grande relevância para a educação em nosso País.

A educação é questão de elevada importância para a sociedade, mas não deve ser observada como a única capaz de acabar com os problemas da sociedade atual. A educação se apresenta na construção de sujeitos conscientes e preparados, a fim de gerar soluções criativas em nome do bem comum. Como na conhecida frase de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. E, nada melhor do que começar pelos pequenos, ávidos por conhecimento.  

Fotos

Compartilhe