Em março deste ano, Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná. Ele esteve em Paranaguá, no último dia 30 de abril, para uma reunião com representantes da Prefeitura, foi até a passarela da Ilha dos Valadares, que recebeu uma intervenção artística, e visitou veículos de comunicação.
Em entrevista ao vivo pela página da Folha do Litoral News no Facebook, Greca discursou sobre a importância de visitar as cidades, pensando em um futuro melhor.
“Queremos trabalhar cada vez mais pelo municipalismo. Nós acreditamos no poder das cidades. Quando a ONU quis propor o desenvolvimento sustentável como estratégia para mudar o mundo, a ONU não falou em falar com os governos nacionais ou estaduais, mas sim das cidades. É nas cidades que o povo mora, que o coração sente. E o coração não sente onde os pés não pisam. Eu vim para Paranaguá para olhar, ajudar, para fazer mais e melhor para a cidade que eu gosto tanto, tanto quanto de Curitiba, a minha adorável Paranaguá”, disse Greca.
Abordando as cidades portuárias, Greca salientou a importância do desenvolvimento do Porto de Paranaguá. “A ideia é fazer um equipamento muito moderno, ambientalmente correto, a favor do Brasil, para que esse Porto de Paranaguá supere a eficiência do Porto de Santos. E para que nós não percamos para Santa Catarina, que já está com sete portos e nós só temos dois”, disse, tendo em vista a infraestrutura prevista.
O secretário da Sedest ainda destacou que as portas estão abertas para que os prefeitos do litoral tragam suas dúvidas e sugestões. “Não tenham medo de falar com a gente, de ir ao Palácio Iguaçu, de falar comigo pelo Whatsapp ou telefone, não me chamem de senhor, pois eu vim para servir”, frisou Greca.
Sobre suas pretensões políticas, Greca não descartou sua candidatura a governador do Paraná nas próximas eleições.
“Se eu disser que quero ser governador, é verdade. Mas quem tem que dizer se eu tenho que ser governador são vocês. A gente tem que ouvir o povo. Me chamem, me digam que eu vou considerar”, mencionou Greca.
Ele também veio ao litoral para acompanhar a solenidade que marcou os 50% de conclusão das obras da Ponte de Guaratuba, no último dia 1.º de maio. “Essa ponte era um sonho de quando nós tínhamos um ou dois anos. Foi quando inventaram o ferry-boat, que ia da prainha de Caiobá, em Matinhos, para Caieiras, em Guaratuba. Esse ferry-boat é tão velho quanto eu, mas agora é a hora dele ser aposentado e vir uma ponte moderna. O nome de Guaratuba é Vila do Bom Sucesso de Guaratuba. Se eu puder dar uma sugestão ao governador Ratinho, vou dizer para que chame a ponte do Bom Sucesso”, concluiu Greca.
A entrevista na íntegra está no link: https://www.facebook.com/folhadolitoralnews