Verão

Mormaço também oferece riscos à pele

Mesmo em dias nublados, 80% dos raios solares conseguem penetrar na terra

zma8h747 1584474320

Quem nunca deixou de passar protetor solar em um dia sem sol na praia ou piscina e depois viu que mesmo assim a pele estava vermelha? Não é porque o sol não apareceu que o filtro solar deve ficar de lado, já que nestes dias quentes também há incidência de raios solares. Além disso, alguns acessórios como chapéu, boné e óculos de sol também são importantes inclusive nestes dias de mormaço.

A fisioterapeuta especialista em dermatofuncional, Adriane Tomazi, explicou como os raios incidem quando o sol está escondido entre nuvens, mas o calor e a sensação de abafamento são intensos. “Quando o sol está aparecendo, a radiação é mais forte, em dias nublados ela é mais fraca, mas existe e nada impede que em um dia nublado passe uma nuvem e a radiação passe mais. Além disso, vale destacar que os raios UVA e UVB ocorrem o ano todo, mas o UVB é mais intenso no verão”, disse.

 

TIPOS DE FILTRO SOLAR

Segundo a profissional, mesmo nos dias nublados, 80% dos raios solares conseguem penetrar na terra, por isso é importante se proteger durante todo o ano. Para isso, é preciso ter sempre em mãos o filtro solar. “Se for fazer uma atividade física, o interessante é usar um protetor resistente, alguns são à prova d’água, que dão proteção de até 40 minutos de imersão contínua. Existem também aqueles resistentes à água, que são os mais indicados para crianças e para quem pratica esporte, porque possibilita a imersão de até seis horas”, informou a especialista.

Além desses tipos de filtro solar, existem ainda os não-comedogênicos, indicados para quem tem a pele mais oleosa, já que  evitam o surgimento de cravos e espinhas; e o hipoalérgico, que vai diminuir o risco de fotoalergias.

 

FATOR DE PROTEÇÃO

O fator de proteção dos produtos também gera dúvidas entre a população, que não sabe qual escolher entre tantas opções. A especialista indicou qual a proteção oferecida por cada fator descrito nas embalagens dos produtos. “O fator 15 protege 87% da radiação solar, o fator 30 protege 96% e o 40 e o 60 vão proteger 98%. A diferença de proteção é pequena, por isso o que as pessoas devem se conscientizar é sobre a quantidade de aplicação no rosto, não adianta passar só um pinguinho, tem que haver uma camada generosa para realmente fazer um bloqueio e proteger a pele”, enfatizou Adriane.

 

FOTO%202%20foto%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20(1)

 

Mais importante do que escolher o fator de proteção ideal, é reaplicar o produto a cada três horas. Mesmo aquelas opções que prometem resistência à água, precisam ser reaplicadas se houver transpiração excessiva.

 

RAIOS UVA E UVB

As pessoas de pele negra também devem tomar cuidado com a radiação do sol e precisam de proteção. “O raio UVA é mais profundo o ano todo e causam manchas na pele, envelhecimento e câncer de pele. Já o UVB é aquele que causa queimadura, inclusive algumas com bolhas. Mesmo sem sol, há radiação, por isso tem que se proteger sempre e muitos vão andar de bicicleta ou caminhar na praia e não protegem todas as áreas que estão expostas, às vezes se esquecem de proteger as orelhas, por exemplo”, enfatizou Adriane.

Você também poderá gostar

Mormaço também oferece riscos à pele

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.