conecte-se conosco

Verão

Mais 30 bombeiros se especializam em curso de guarda-vidas

Os formandos concluíram mais de 600 horas-aula

Publicado

em

Fotos: SESP

Mais 30 bombeiros militares concluíram o Curso de Guarda-Vidas 2021/2022, um dos mais rigoroso do Corpo de Bombeiros do Paraná. Eles estão trabalhando no Litoral, no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, no salvamento aquático. A formatura ocorreu na segunda-feira, 14, depois de mais de quatro meses de aulas práticas e teóricas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, citou que o curso permite ao profissional atuar de forma precisa e especializada e a intenção é abri-lo para participação conjunta de oficiais e praças. “O Corpo de Bombeiros tem orgulho de possuir em seus quadros bombeiros militares com desejo de fazer este curso tão especial, que é um diferencial na carreira dos profissionais e soma bastante à carreira dos praças”, disse o coronel.

Os formandos concluíram mais de 600 horas-aula. Eles são de diversas unidades do Estado e cada aluno superou desafios para concluir o curso. A distância da família e de limites físicos e psicológicos foram constantes ao longo do curso. Os profissionais foram distribuídos nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina e Morretes e atuaram juntamente com guarda-vidas formados e mais experientes, sob a supervisão do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros (CEI).

Os profissionais foram distribuídos nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina e Morretes

“O curso de guarda-vidas é um dos mais concorridos e tem tradição muito forte em razão do desgaste físico e psicológico. Essa turma passou por um processo seletivo bem acirrado e todos lograram êxito, são os melhores do Estado”, disse a coordenadora do curso, tenente Tamires Silva Pereira Teodoro.

REALIZAÇÃO

Os primeiros colocados da turma foram o cabo Arthur Vinicius de Souza Damas e os soldados Bruno Grokoski e Gustavo de Souza Charelo. “O curso foi muito bom, nossa turma é bem unida. Todos conseguiram chegar ao final com sucesso. Para mim foi sensacional”, disse o cabo Damas. 

A soldado Franciane Aparecida Jorge, do 1.º Grupamento de Bombeiros (1.ºGB), foi a única bombeira no curso e a formação como guarda-vidas foi a realização de um sonho. “É uma das atividades de bombeiro que eu mais admiro pela dificuldade e importância que possui”, afirma.

PRESENÇAS

Prestigiaram o evento o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo; o comandante do 1.° Comando Regional de Bombeiros (1.°CRBM), coronel Gilberto Gavlovski; o comandante do 8.° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Wagner Ogaki Malacrida; o comandante do Centro de Ensino e Instrução (CEI), major Eduardo Slomp Aguiar; o secretário municipal de Segurança Pública, sargento João Carlos; a presidente da Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski; além de oficiais e praças.

Fonte: AEN