Desde o início da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros já realizou 694 salvamentos. Foram três óbitos no último dia do ano. Sendo um em Guaratuba na região do mar Doce, um na região das Cavas de Pontal do Paraná e um em Ipacaraí, em Matinhos, sendo que a vítima estava internada, mas não resistiu.
O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a procurarem um posto de guarda-vidas, entrarem no mar em frente ao local e estarem sempre atentos à sinalização dos profissionais.
Para garantir a segurança, os bombeiros reforçam para sempre perguntar ao guarda-vidas o melhor local para banho, e procurar permanecer próximo a ele. Sempre respeitar as sinalizações da praia, como bandeiras e placas de perigo. Ter atenção com crianças, colocar a pulseira de identificação e, caso encontre uma criança perdida, encaminhá-la ao posto de guarda-vidas. É importante ressaltar o cuidado com boias, colchões infláveis, entre outros, pois estes não são equipamentos adequados para entrar no mar.
Acesse o site e veja o melhor local para se banhar com segurança www.bombeiros.pr.gov.br.
Trabalho de orientação continua sendo feito por guarda-vidas nas praias do Paraná
ESTATÍSTICA
De acordo com a última estatística divulgada pelo Corpo de Bombeiros, o número de ações das equipes de guarda-vidas nas praias paranaenses, nesta Operação Verão, superou o mesmo período da Operação Verão 2016/2017. O comparativo foi realizado de 21 de dezembro a 7 de janeiro. Com relação a orientações, entre os dias citados, foram realizados em 2016/2017 24.624 orientações e, nesta Operação Verão foram 27.972. O índice de advertências também foi maior, 10.487 no período anterior e 15.898 nos últimos dias. Já pode ser observada também uma quantidade maior de crianças desaparecidas, sendo 280 na operação passada e 321 agora.
O índice favorável para o litoral fica por conta das queimaduras por água-viva, já que foram contabilizados 8.756 casos entre 21 de dezembro de 2016 a 7 de janeiro de 2017 e, apenas, 578 casos registrados nos últimos dias. Entre os incidentes em meio líquido, o número de salvamentos aumentou de 435 para 694 e o número de óbitos saiu de 2 para 3.
Com informações e fotos da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros / Operação Verão 2017/2018