Connect with us

Utilidade Pública

Vazamentos: os vilões nas residências

Além de aumentar o valor da fatura, a quantidade de água desperdiçada poderia ter chegado a outra residência

Publicado

em

Vazamentos. Essa é uma das formas mais comuns de perda de água. O desperdício ocasionado por vazamentos acaba trazendo prejuízo não só para o orçamento doméstico, mas também ao meio ambiente. A ocorrência de vazamento geralmente ataca o bolso do consumidor, pois ocorre uma variação repentina no valor da fatura mensal, sem que haja aumento proporcional no consumo.

Em épocas de pandemia e estiagem, conforme nosso cenário atual, os vazamentos são verdadeiros vilões e prejudicam a comunidade e todo o município.

Existem alguns testes simples que podem ser executados com facilidade pelo próprio morador, para verificar a existência de vazamentos. No caminho entre o hidrômetro e a caixa d’água, feche o registro de entrada da caixa e anote os números marcados no visor do hidrômetro. Após uma hora, faça a leitura novamente. Se houver mudança nos números, possivelmente há um vazamento interno. Invisível, mas prejudicial ao bolso do consumidor.

Para verificar se há escapes na encanação, feche todas as torneiras, a boia da caixa d’água e desligue todos os aparelhos que utilizam água. Feito isso, no reservatório, marque o nível de água interno. Se após duas horas o nível estiver mais baixo, você estará diante de um sinal de vazamento.

Cuidar das instalações hidráulicas também é usar a água de forma consciente, evitando o desperdício. O meio ambiente e o seu bolso vão agradecer. Em caso de dúvidas, procure a Paranaguá Saneamento pelos canais de atendimento:


-Atendimento telefônico: 0800 4000 520

-WhatsApp: (17) 99641-3259

-Webchat: www.iguasa.com.br/paranagua
-Portal Digiiguá: www.digiigua.com.br

Da Assessoria da Paranaguá Saneamento