Você sabe como identificar um vazamento no imóvel? A companhia traz dicas para te ajudar na detecção e correção. Vazamentos podem causar desperdício de água, aumento na fatura e contribuir para a escassez de recursos hídricos. Essa é uma das queixas mais comuns entre os clientes. A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, tem trabalhado para conscientizar a população e orientá-la sobre como identificar vazamentos que muitas vezes passam despercebidos.
A companhia apresenta dicas práticas que podem ajudar a detectar e resolver esse problema.
Confira:
- Desligue todos os pontos de consumo de água: Feche torneiras, chuveiros e certifique-se de que sua caixa d’água esteja cheia. Verifique também se nenhum eletrodoméstico, como máquinas de lavar, está utilizando água.
- Observe o hidrômetro: Com todos os pontos de consumo fechados, verifique se os ponteiros ou números do hidrômetro continuam se movimentando. Caso positivo, é provável que exista um vazamento.
- Faça o teste do registro: Feche o registro geral do imóvel e veja se o movimento do hidrômetro para. Se o movimento cessar, o vazamento está dentro da residência. Caso contrário, o vazamento pode estar no ramal interno após o hidrômetro.
- Teste o vaso sanitário: Verifique se há um filete de água escorrendo. Uma maneira simples de fazer isso é colocando sabão em pó ou borra de café nas paredes internas do vaso. Se o material escorrer ou ficar úmido, há indícios de vazamento.
- Procure ajuda profissional: Ao identificar qualquer vazamento, entre em contato com um encanador de confiança. Além disso, informe a Paranaguá Saneamento pelos canais oficiais para suporte adicional.
O hidrômetro, que registra o consumo em tempo real, também é um aliado fundamental no combate ao desperdício e à escassez de água.
“O hidrômetro é um equipamento indispensável para que o cliente controle o volume de água utilizado e adote hábitos de consumo consciente. Pequenas ações diárias não só ajudam a planejar o orçamento familiar, mas também contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente”, explica Wagner Souza Júnior, diretor-geral da Paranaguá Saneamento.
Sobre os hidrômetros
Os hidrômetros utilizados pela Paranaguá Saneamento seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, possuem tecnologia avançada e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente, e a fatura é calculada com base no volume consumido durante o período. O valor é a diferença entre a leitura atual e a leitura registrada na fatura anterior.
A Paranaguá Saneamento reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços prestados, mantendo sua missão de cuidar da saúde e do bem-estar da população por meio de um abastecimento seguro e do tratamento de esgoto.
Para mais informações, a empresa disponibiliza seus canais de atendimento: 0800 4000 520 ou WhatsApp (041) 99244-5030 ou se dirigir à loja da concessionária, que fica na rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Da Assessoria da Paranaguá Saneamento