conecte-se conosco

Utilidade Pública

Pandemia e verão intensificam necessidade de doação de sangue

Agendamento de doações de sangue e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3420-6663 ou (41) 3420-6662

Publicado

em

Doações podem ser agendadas por telefone de segunda à sexta-feira

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), tem apresentado uma redução no número de doadores de sangue, algo que se agrava neste período de temporada de verão, quando o fluxo de pessoas aumenta no litoral e a demanda pelo estoque de sangue cresce, visto que o Hemepar Paranaguá atende à demanda de transfusão da rede hospitalar de toda a região. Localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro Alto São Sebastião, a UCT do Hemepar Paranaguá atende doadores que devem fazer o agendamento prévio e posteriormente doar, algo realizado de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. 

“Estamos atendendo de segunda à sexta-feira no período da manhã e tarde, para doar é necessário fazer o agendamento pelos telefones (41) 3420-6663 ou (41) 3420-6662. O agendamento prévio visa a evitar aglomeração”, explica Nádia Cristina Tadra, assistente social da UCT do Hemepar Paranaguá. “Neste ano, o número de doadores baixou consideravelmente, pela questão da pandemia de Covid-19. Temos que refletir que o sangue é vital e insubstituível, nos casos de urgência, emergência, grandes cirurgias e doenças crônicas. Não podemos deixar de ressaltar que o Hemepar Paranaguá, tem a responsabilidade de atender à demanda transfusional de toda rede hospitalar e clínica dos conveniados da região litorânea”, complementa.

“Para manter um estoque de sangue seguro, de qualidade e em quantidade suficiente, para tratamento de pacientes que necessitam de transfusões, conta tão somente com as doações voluntárias de sangue. Lembre sempre: uma doação pode beneficiar até quatro vidas e deve ser feita com regularidade para que o estoque nunca baixe”, afirma a assistente social.

Medidas sanitárias devido à pandemia

Segundo Nádia Tadra, o Hemepar Paranaguá adotou todas as medidas sanitárias devido à pandemia. “O foco é manter o doador em segurança com a constante higienização do espaço, uso de álcool líquido e gel, a utilização de equipamentos de segurança por toda equipe de atendimento e obrigatoriedade do uso de máscara também pelos doadores. O distanciamento e agendamento são medidas adotadas para segurança”, salienta.

Critérios 

Uma doação pode beneficiar até quatro vidas e deve ser feita com regularidade para que o estoque nunca baixe

De acordo com a assistente social, para ser doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde. “Se a pessoa que estiver apresentando sintomas gripais como coriza, dor de garganta, rinite, alergias e tosse, deve fazer isolamento em sua residência, e não pode doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 45 dias após os primeiros sintomas para doar. O candidato deve, ainda, ter dormido de 6 a 8 horas na noite anterior à doação; estar bem alimentado e hidratado; pesar no mínimo 51 quilos e ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 devem estar acompanhados da mãe ou pai ou o responsável legal); (pessoas acima de 60 anos devem permanecer em isolamento), demais critérios serão avaliados em triagem. É necessário estar portando documento oficial com foto”, salienta.

Doação de medula

Outro ato importante e fraterno que pode ser feito na UCT de Paranaguá é a doação de medula. “O cadastramento de doadores de medula óssea pode ser feito por pessoas de 18 a 54 anos diretamente na UCT, sem necessidade de agendamento de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h até 16h, ou juntamente com a doação de sangue. Antes de fazer o cadastro o candidato recebe uma orientação detalhada do procedimento, é importante ressaltar que esses cadastros são remetidos para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) que faz a busca de um receptor (paciente com Leucemia, aplasia medular ou outra patologia) com características genéticas praticamente idênticas ao doador”, finaliza Nádia Tadra.

Leia também: Feriados prolongados em 2021 podem auxiliar na retomada do turismo

Em alta

plugins premium WordPress