Utilidade Pública

Lar dos Idosos Perseverança e Asilo São Vicente de Paulo precisam de doações

Instituições realizam campanhas ao longo do ano para continuar com atendimento digno aos idosos. Foto: Lua Santos / Pátio Hype

535ui1eo 1619555412

Todo ano, o Lar dos Idosos Perseverança e o Asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá, realizam campanhas para arrecadação de itens que utilizam no dia a dia, e eventualmente o estoque comece a diminuir. Empresários e a população em geral costumam colaborar com as instituições e a manutenção dos itens básicos é frequente nestes locais.

O Asilo São Vicente de Paulo, que está localizado na Rua Júlia da Costa, atende atualmente 40 idosos e está necessitando de leite, bolacha salgada, produtos de limpeza e fraldas geriátricas nos tamanhos G e GG. De acordo com a assistente social da instituição, Bárbara Regiane Fraga de Albuquerque, toda doação é sempre bem-vinda. “O povo parnanguara é sempre muito solidário, recebemos muita ajuda da comunidade, mas é perceptível a diminuição das doações desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Entendemos que o momento que vivemos está refletindo nisso”, relatou.

Devido à pandemia, o isolamento no local, com todas as restrições, começou no dia 16 de março de 2020 e, desde então, a instituição e a equipe estão se readaptando à nova realidade imposta. “Tentamos minimizar ao máximo os impactos do isolamento, realizamos videochamadas, chamadas telefônicas, mas sabemos que não está sendo fácil para ninguém, o idoso estava acostumado com a casa cheia, recebíamos muitas visitas, grupos, tínhamos uma rotina bem agitada e hoje estamos mais reservados e voltados para as atividades internas, sendo que os profissionais atuam de forma mais individualizada, visando à segurança e prevenção ao contágio da Covid-19. Mesmo vacinados, ainda vivemos dias de muitas incertezas em relação à pandemia e optamos por sermos cautelosos nesse primeiro momento”, descreveu a assistente social.

As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou no sábado das 8h às 12h. O Asilo São Vicente de Paulo está localizado na Rua Júlia da Costa, 720, em Paranaguá. Telefones para contato: (41) 3422-1283 ou (41) 98512-0526. “Pedimos aos empresários e comerciantes da nossa cidade que olhem com carinho para as instituições de longa permanência para idosos que temos no município, os nossos idosos precisam das doações e toda parceria é de grande valia para nossa instituição. Ressaltamos também à comunidade em geral que toda e qualquer doação é muito bem-vinda, doem alimentos não perecíveis, leite, fraldas, produtos de limpeza. E aproveitamos para agradecer àqueles que já nos ajudam e reforçar a gratidão dos nossos idosos e da instituição para com todas essas pessoas”, concluiu.

No Lar dos Idosos Perseverança há, também, a urgência de alguns itens para repor o estoque e continuar o atendimento digno a 67 internos que residem no local. O Lar promove diversas parcerias, projetos e campanhas que somam esforços em prol do bem-estar dos idosos. As doações diminuíram significativamente no Lar Perseverança e, por isso, a necessidade de fazer campanhas ao longo do ano para a arrecadação de mantimentos e outros itens do dia a dia.

55ztkqhj 1619555450

Luiz Gustavo Afonso Alves, assessor de comunicação do Lar dos Idosos Perseverança, destaca que a necessidade de fraldas geriátricas, pois o uso é diário e o estoque encontra-se zerado. “Neste momento tão delicado da pandemia estamos com uma necessidade muito urgente de fraldas, principalmente nos tamanhos G e EXG. Atualmente, nosso consumo diário é de 200 fraldas, chegando na utilização de 6 mil unidades por mês. Recebemos uma ajuda da Prefeitura de Paranaguá de 2.900 fraldas e, essa diferença, dependemos da ajuda da comunidade. Hoje nosso estoque encontra-se zerado, precisamos da sua contribuição, nos ajude com 1 pacote de fralda, vocês estarão fazendo um bem enorme aos nossos idosos”, solicitou.

A população pode realizar sua doação de fralda geriátrica levando até o portão principal do Lar, localizado na Rua José Gomes, esquina com Expedicionários, n.º 782. Preferencialmente de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

A pandemia do novo Coronavírus já se estende há mais de um ano. Neste período as doações diminuíram e as visitas foram interrompidas. “Tivemos uma queda nas doações, é um momento muito delicado para todas as pessoas, antes tínhamos um movimento intenso no Lar, com ações, visitas e a comunidade estava mais próxima do dia a dia da instituição, observando em tempo real as maiores necessidades. Hoje precisamos utilizar os mais diversos canais de divulgação para poder levar à comunidade nossas carências”, relatou o assessor de comunicação da instituição.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, os idosos não estão saindo da instituição nem recebendo visitas desde o dia 16 de março de 2020, a fim de salvaguardar todos no Lar Perseverança.

“Atualmente o Lar conta com 67 idosos, durante este 1 ano de isolamento tem sido muito difícil para eles se acostumarem com essa nova realidade, sem poder sair da instituição ou receber visitas. Diariamente estamos buscando novas formas de entreter, criando atividades e inovando para que os idosos se sintam cada vez mais acolhidos e não percebam a realidade que estamos vivenciando. É um trabalho de readaptação, transformar a rotina e buscar novas alternativas”, frisou Luiz Gustavo, que fez um convite para que as pessoas contribuam com o Lar Perseverança. “Queremos aqui fazer um apelo a toda comunidade, a população em geral e às empresas, para que se juntem ao nosso Lar e possam contribuir com suas doações, neste momento que estamos com uma urgência muito grande de fraldas, convidamos todos que possam contribuir, um pacotinho de fralda já será um diferencial, juntos podemos vencer esse momento”, finaliza.

As duas instituições de longa permanência instaladas em Paranaguá buscam o apoio da população para que as atividades e o bem-estar dos internos continuem com um atendimento digno e humanitário.

Você também poderá gostar

Lar dos Idosos Perseverança e Asilo São Vicente de Paulo precisam de doações

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.