Na segunda-feira, 18, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), anunciou que precisa urgentemente de doações de sangue dos tipos O+ e O-, pedido que é também válido para todas as 23 unidades do Hemepar no Estado. Doadores podem fazer o agendamento com antecedência de forma online no próprio site da Sesa (https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue-Hemepar) para maior conforto dos cidadãos e organização das equipes.
Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara, 491, no bairro Alto São Sebastião, e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), da Sesa. A doação de sangue é uma necessidade contínua que é utilizada em pacientes do sistema público de saúde do litoral.
“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Critérios para doar
De acordo com a assessoria, para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista. Apenas uma doação pode salvar até quatro pessoas.
“Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. A urgência é para doação de sangue dos tipos O negativo e positivo. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, afirma Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá.
Agendamentos no litoral
Segundo o Hemepar, os moradores no litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao.
Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp). Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes.
Com informações da Sesa





