Usuários podem rastrear encomendas com o número do documento no portal da empresa
Desde a quinta-feira, 25, os Correios anunciaram que seus clientes poderão rastrear encomendas ou objetos entregues pela empresa com a simples utilização do número do CPF ou CNPJ do destinatário na seção de rastreio do site da empresa estatal. Com a novidade, não há mais a obrigatoriedade de informar o código do objeto.
De acordo com os Correios, a nova funcionalidade é totalmente gratuita e basta apenas informar CPF ou CNPJ para que se tenha acesso a todas as encomendas em que o cidadão ou empresa seja remetente ou destinatário. “Atendendo a uma demanda antiga dos nossos clientes, criamos uma ferramenta que irá melhorar a experiência de quem usa os serviços dos Correios. Agora, basta informar o número do CPF para saber o andamento de uma encomenda”, afirma o presidente dos Correios, Guilherme Campos.
Segundo Elton Alves Batista, advogado, morador no Bockmann, o rastreamento com CPF do usuário será uma novidade positiva. “Os Correios já fazem um bom trabalho no rastreamento on-line de correspondências e entrega, porém o intuito de qualquer empresa deve ser de melhorar”, relata.
Batista utiliza o serviço de encomendas da empresa de forma contínua e só teve um problema no rastreamento on-line. “Utilizei o PAC que estava de cortesia. Despacharam dia 7 de dezembro do ano passado, porém o produto após um tempo sumiu do radar, simplesmente não era localizado e constava como produto não entregue no rastreio, mas o produto apareceu um mês depois. Fora o problema citado, não tenho reclamações”, complementa.
Michel Santana Correia, vendedor externo, morador no Centro Histórico, acredita que a nova opção de rastreio por CPF e CNPJ é um avanço. “Eu, por exemplo, fiz um cartão de crédito em Matinhos e ele nunca chega. Fui nos Correios, onde enfrentei fila, burocracia, algo que muitas vezes não temos tempo. Rastreando pelo CPF fica bem melhor”, comenta.
Jéssyca Viana, vendedora externa que reside no Parque Agari, destaca que a modalidade do rastreio é uma opção positiva para o usuário, não só em encomendas de compra, como também em correspondências e vinda de documentos.
COMO FUNCIONA
Segundo os Correios, para realizar a consulta, o cliente deve informar os CPFs do remetente e do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência da empresa. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios (https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/), informando o CPF, posteriormente inserindo login e senha, que devem ser previamente cadastrados no portal on-line.