Utilidade Pública

A Paranaguá Saneamento alerta sobre o perigo da água de poço para a saúde humana

A água de poço pode estar sujeita a diferentes fontes de contaminação como bactérias, vírus, parasitas e poluentes químicos e isso ocorre devido à proximidade com fossas sépticas

c19uo45n

A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, traz um alerta para a população sobre a água de poço poder apresentar perigo para a saúde da população devido às possíveis contaminações e por não ser potável.

A água de poço pode estar sujeita a diferentes fontes de contaminação como bactérias, vírus, parasitas e poluentes químicos e isso ocorre devido à proximidade com fossas sépticas. Outro problema do consumo de água de poço contaminada são os casos de doenças gastrointestinais, infecções bacterianas, intoxicação por substâncias químicas e até mesmo doenças transmitidas pela água, como cólera e febre tifoide.

“É importante que os estabelecimentos comerciais e os cidadãos estejam cientes dos perigos associados à água de poço e sigam as orientações da Vigilância Sanitária para garantir o acesso a água potável segura. A Paranaguá Saneamento se coloca à disposição da comunidade para auxiliar no acesso, regularização e no recebimento de água no imóvel”, disse o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Sobre a Paranaguá Saneamento

Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a concessionária assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade em 2001. A Paranaguá Saneamento atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd.

Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark).

Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br.

Fonte: Paranaguá Saneamento

Você também poderá gostar

A Paranaguá Saneamento alerta sobre o perigo da água de poço para a saúde humana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


A Paranaguá Saneamento alerta sobre o perigo da água de poço para a saúde humana

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.