Nesta quarta-feira, 27, a Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner completa um ano. Na localidade são oferecidos serviços oncológicos à população, cerca de 65% dos pacientes que faziam tratamento em Curitiba não precisam mais subir a serra. A unidade atende diariamente aproximadamente 20 quimioterapias e 60 consultas.
Esta é a segunda Unidade Avançada do Erasto Gaertner no Estado, que é referência nacional no tratamento de câncer. De janeiro a dezembro do último ano foram 1.408 pacientes atendidos, 6.352 procedimentos realizados, 1.099 consultas, 1.779 consultas e avaliações com multiprofissionais, 361 pacientes que fazem infusões quimioterápicas, 613 infusões e 302 pacientes com quimioterapia oral subcutânea.
A administração municipal investiu 500 mil reais na adequação do prédio, além de um milhão na aquisição de equipamentos e o custeio 2,5 milhões por ano, sendo 200 mil reais mensais em insumos e pessoal.
A unidade recebeu o nome de Marcos Vinícius dos Santos Costa, homenagem ao jovem parnanguara que faleceu vítima de aplasia medular. Além disso o espaço conta com homenagens a Yossef dos Santos, Edna Maria Garcia Domingues, Máximo Ramos dos Santos e Fátima Emídio da Silva.
Foto: Arquivo
Fonte: Prefeitura de Paranaguá
Leia também: Estado tem 1.946 casos de dengue e combate à doença continua como prioridade