conecte-se conosco

Turismo

Vinda do MSC Musica a Paranaguá consolida litoral do Paraná como rota do turismo náutico

Até o final da temporada, o Porto receberá 15 escalas semanas de navios de passageiros

Publicado

em

No sábado, 23, atracou no Porto de Paranaguá pela primeira vez em sua histórica o navio de cruzeiro MSC Musica, trazendo uma tripulação de mil pessoas e 2.958 passageiros. Esta é a segunda embarcação de cruzeiros que atraca no litoral paranaense desde 1.º de dezembro, quando a temporada foi iniciada com a vinda do navio MSC Lirica que já atracou quatro vezes no Porto. O “Musica”, que realizou a tradicional cerimônia de troca de placas, que ocorre quando um navio chega pela primeira vez em um terminal portuário, consolida Paranaguá e o litoral como rota do turismo náutico, que ao fim desta temporada receberá 15 escalas semanais de navios de passageiros. 

Segundo a Portos do Paraná, o MSC Musica saiu de Buenos Aires (Argentina), passando por Montevidéu (Uruguai) e chegando ao Porto de Paranaguá, primeira atracação realizada nesta viagem no Brasil. Após sair do litoral na noite do sábado, 23, o navio segue sua rota programada para Ilhabela – SP, Rio de Janeiro – RJ e seguindo para a Argentina. A embarcação conta com 293,8 metros de comprimento, 32 metros de largura e 59 metros de altura. “Esta viagem faz parte da temporada 2023/24, que conta com 15 escalas semanais no Porto de Paranaguá. A expectativa é que passem, aproximadamente, 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024, movimentando R$ 1,5 milhão por semana na economia local”, completa a assessoria.

Portos do Paraná

“Recebemos os navios MSC Lirica e o MSC Musica, na semana que vem talvez recebamos o Costa Cruzeiros também. Estamos nessa expectativa de receber cada vez mais navios em Paranaguá, abastecendo a nossa cidade, o nosso comércio, trazendo oportunidades para nossa população”, ressalta o diretor empresarial, André Pioli

“É um momento muito importante para a nossa cidade com a vinda do navio MSC Musica que chegou com mais de 3 mil passageiros a bordo que desceram em Paranaguá, se abasteceram no nosso comércio, conheceram as nossas belezas naturais e a nossa cultura”, afirma o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. “São pessoas de vários lugares no mundo que tenho certeza que se encantaram com as belezas de Paranaguá e do litoral, levando a mensagem de que esta é uma terra linda e que pode atrair muitas outras pessoas, divulgando a nossa cidade e esse giro não vai parar e Paranaguá dará outras oportunidades para nossas crianças, jovens e população”, salienta.

Pioli salientou a vinda do MSC Lirica e do MSC Musica algo que, com o esforço conjunto do Governo do Estado, Portos do Paraná e município, faz com que Paranaguá se consolide como rota turística dos cruzeiros. “Recebemos os navios MSC Lirica e o MSC Musica, na semana que vem talvez recebamos o Costa Cruzeiros também. Estamos nessa expectativa de receber cada vez mais navios em Paranaguá, abastecendo a nossa cidade, o nosso comércio, trazendo oportunidades para nossa população”, completa o diretor, ressaltando que a vinda dos cruzeiros ocorrerá até março no litoral do Paraná. “É uma política em que a união faz acontecer as coisas. A grande movimentação do Porto em conjunto com a movimentação de pessoas. Esse cuidado e união está fazendo a nossa cidade e o litoral progredir. É isso que sonhávamos há tanto tempo que estamos conseguindo realizar neste momento”, salienta.

Secretário de Estado do Turismo

“As empresas estão nos procurando, pois temos uma estrutura portuária fenomenal, temos um dos melhores portos em termo de qualidade de atracação do mundo e agora ele se especializando em receber turistas, sendo o porto mais sustentável do mundo”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes

O secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, acompanhou a atracação do MSC Musica, reforçou a importância da vinda dos navios de cruzeiro e a consolidação do Paraná na rota, com procura ampla de empresas de turismo. “As empresas estão nos procurando, pois temos uma estrutura portuária fenomenal, temos um dos melhores portos em termo de qualidade de atracação do mundo e agora ele se especializando em receber turistas, sendo o porto mais sustentável do mundo. Com o receptivo que nós montamos no Mega Rocio, estrutura dos ônibus, deslocamento, pessoal, equipe do Estado trabalhando, MSC, Prefeitura, todo mundo ajudando, isso fez com que as outras empresas, olhassem, enxergando o que está acontecendo. Hoje aqui foi um exemplo com a chegada do MSC Musica que não estava prevista inicialmente, mas acabou ocorrendo, pois a estrutura é muito boa para receber as pessoas”, destaca.

“Esta estrutura que o Paraná está oferecendo para as empresas nos dá a certeza absoluta que no ano que vem teremos mais companhias trazendo cruzeiros ao Estado”, ressalta Marcio Nunes. “Os turistas podem sempre esperar em Paranaguá e no litoral do Paraná muita cordialidade, receptividade, somos um povo muito querido, estamos aqui para os receber bem, com uma cultura e gastronomia riquíssima, passeios maravilhosos, Ilha do Mel, Superagui, baía dos golfinhos, estamos aqui no coração da grande reserva da Mata Atlântica, um dos locais mais preservados do mundo. Temos muito a mostrar, a oferecer, acima de tudo recebendo bem, fazendo com que os turistas possam voltar felizes”, afirma o secretário de Turismo. 

Temporada de cruzeiros prossegue em Paranaguá

Segundo a empresa pública Portos do Paraná, além da parada do MSC Musica, que foi inédita e única, semanalmente ocorre desembarque e embarque de passageiros do MSC Lirica. “Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março. O navio Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura”, finaliza. 

Com informações da Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress