Na hora de pensar em sair do Brasil, além de cotar preços e decidir a melhor forma de custear a viagem, é necessário se informar, também, sobre as leis que regem o destino escolhido e avaliar quais comprovações e documentos são exigidos para brasileiros na entrada do País que pretende visitar.
PASSAPORTE
Ele é básico! Então, a primeira coisa a fazer é tirar o passaporte, pois é a sua identificação lá fora. Se você já tem, verifique a validade, pois, diferentemente de documentos como o RG, este tem uma data para expirar e é sempre bom verificar se este prazo está próximo. Isto porque alguns países limitam a entrada de estrangeiros com passaportes com menos de seis meses de validade.
Assim, quem estiver nessa situação deve procurar o mais rápido possível a Polícia Federal (PF) para emitir um novo documento. E quem ainda não o possui deve se informar dos procedimentos necessários para a emissão, pois é preciso solicitar o documento via internet, pagar a taxa e, em alguns casos, agendar o atendimento em uma unidade da PF em seu Estado.
Vale lembrar que alguns países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, não exigem o passaporte dos brasileiros: basta apresentar a carteira de identidade, mas esta deve estar em bom estado de conservação e com foto nítida. É importante salientar, neste caso, que outros documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho, profissionais e afins não são aceitos na imigração.
VISTOS
Outra coisa importantíssima a fazer é procurar saber se há necessidade de visto, ou seja, uma autorização de entrada para o País, ou países, que você escolheu visitar. Existem diversos tipos de visto. Por isso, se o destino exigir a permissão, primeiro tenha em mente exatamente qual o objetivo da sua viagem, pois existem autorizações diferenciadas, a custos também distintos.
VACINAS
Alguns países pedem certificado de vacinação contra febre amarela, a única vacina exigida atualmente em viagens internacionais. Ela deve ser tomada com um mínimo de dez dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação.
CARTÃO DE CRÉDITO
Quem tem um cartão de crédito internacional, deve se informar sobre os serviços disponíveis no exterior que podem garantir sua segurança e comodidade lá fora.
A orientação é entrar em contato com a administradora para verificar quais benefícios são oferecidos durante viagem no exterior. Para se ter uma ideia, alguns serviços incluem desde o seguro saúde, a, por exemplo, o reembolso em caso de extravio da bagagem.
Por isso, é importante se certificar sobre seus direitos, de forma a aumentar sua cobertura e, consequentemente, a tranquilidade da viagem.
OUTROS COMPROVANTES
Além desses documentos, para passar tranquilo no controle de imigração do destino, o viajante deve portar a passagem aérea de ida e de volta, os comprovantes de hospedagem, e outros que comprovem o motivo da viagem ou vínculos com o País de origem.
PRETENDE DIRIGIR LÁ FORA?
Se você pretende alugar um carro em sua viagem pelo exterior é bom ter em mente que pode ser necessário portar a carteira internacional de motorista, apesar de a habilitação brasileira ser normalmente aceita quando apresentada junto com o passaporte. Porém, algumas locadoras de veículos exigem o documento internacional. Portanto é recomendado tê-lo em mãos. Para mais informações procure o Departamento de Trânsito do seu Estado (Detran).