Na sexta-feira, 3, o navio MSC Armonia realizou sua quarta atracação na temporada de navio de passageiros no Porto de Paranaguá, a primeira de 2025. A embarcação atracou com mais de 2,2 mil pessoas, entre elas centenas desembarcaram e aproveitaram os passeios em Paranaguá e no litoral do Paraná. Entre eles, 447 desembarcaram do navio e 439 embarcaram no MSC Armonia que possui cerca de 275 metros de comprimento, 29 metros de largura e 54 metros de altura, com capacidade máxima para 2.520 passageiros e 780 tripulantes.
O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, em 2025 o Porto de Paranaguá terá cinco atrações de navios de passageiros. “Nesta sexta-feira, 3, tivemos a quarta atracação, totalizando oito navios até o final do mês de janeiro na temporada 2024-2025. Para se ter uma ideia, apenas hoje nós temos mais de mil pessoas transitando pelo nosso litoral, vindo da Argentina, de Santa Catarina. Da Portos do Paraná temos um sentimento de orgulho muito gratificante por nós podermos fomentar o turismo do nosso litoral através do nosso Porto de Paranaguá. Um balanço positivo dessa temporada, e que com certeza trará muitos frutos para o futuro da nossa cidade e do nosso litoral”, ressalta o diretor.
O roteiro do navio abrange, além de Paranaguá, Itajaí – SC, bem como Argentina e Uruguai.
Viaje Paraná
O diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos, salientou que esta foi a quarta parada da segunda temporada de navio de cruzeiros no litoral do Paraná. “Está sendo muito gratificante. Nós tivemos na anterior por volta de 1,8 mil pessoas descendo do navio e usufruindo do espaço da Tenda Paraná que criamos aqui com os sete municípios do litoral. Aproveitando este fim de semana e esta sexta-feira, 3, desceram em torno de 1,5 mil pessoas, a maioria delas indo para a Ilha do Mel. Isso realmente mostra que a Tenda Paraná está aqui para esta divulgação e principalmente trazendo o turista de fora para conhecer não somente Paranaguá, mas também o estado do Paraná”, salienta.
“Temos mais quatro paradas até o dia 31. A nossa expectativa é muito grande, também que desça em torno de 1,5 a 2 mil pessoas que estejam desembarcando em Paranaguá para fazer um reconhecimento do município e dos sete destinos do litoral com todos os produtos que temos a oferecer. Estamos também pensando em uma próxima temporada também trazendo todo este momento do turismo que está vivendo o Paraná”, ressalta o diretor-presidente.
De acordo com Irapuan Santos, o ticket médio de cada turista estrangeiro, segundo a Embratur, é de que ele gaste em torno de U$ 1 mil (mil dólares) no município em que para. “Se falarmos em torno de duas mil pessoas descendo aqui e você multiplicar isso, são 200 mil dólares, em torno de R$ 1 milhão, que estamos colocando na economia de Paranaguá diretamente, sabendo que 40% disso vai para a gastronomia e os outros 60% vão os receptivos de passeio e adjuntos. Então, realmente estamos investindo e entendo o turismo como uma atividade econômica, gerando muito emprego e renda”, afirma.
“Tivemos hoje turistas do México, Bolívia, Argentina, Uruguai, Canadá, praticamente tivemos turistas de cinco ou seis países aqui. Temos também muitos turistas catarinenses que embarcaram em Itajaí – SC e desembarcaram aqui para conhecer o município de Paranaguá”, ressalta o diretor-presidente da Viaje Paraná.
Município
A Prefeitura de Paranaguá atuou na sexta-feira, 3, no receptivo, algo realizado através de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Turismo, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente, Saúde, Esporte, Serviços Urbanos e Segurança. Uma ampla operação foi realizada para recepcionar os turistas do primeiro navio de cruzeiro de 2025. As atividades incluíram intérpretes de Libras e inglês no receptivo do Centro Histórico, rondas náuticas realizadas em parceria com a Guarda Municipal, melhorias na infraestrutura urbana, apoio logístico ao transporte e a realização de pesquisa de satisfação em colaboração com o Governo do Estado.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Paula Patrícia Torres, a vinda do navio MSC Armonia é importante para o turismo local e a economia parnanguara. “O impacto positivo foi evidente: além de oferecer uma recepção calorosa e organizada, houve um expressivo movimento econômico local, com turistas retornando ao navio com sacolas de compras. O turismo é um forte indutor de renda para os parnanguaras e movimentar nossa cidade dessa forma incentiva cada vez mais visitantes a escolherem Paranaguá como destino”, finaliza.