A Prefeitura de Paranaguá, através da secretária de Cultura e Turismo, realizou no final da tarde de quinta-feira, 12, um evento para a apresentação do Situr (Sistema de Inteligência Turística), uma plataforma on-line que permite a divulgação de informações sobre produtos e serviços turísticos do município em tempo real. O evento de apresentação foi realizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e contou com a participação de empresários, comunidade e convidados.
Trata-se de um projeto tido como inovador na área do turismo. A plataforma consiste em um portal atualizado pelos próprios empresários parceiros, com identidade visual padronizada com a marca turística de Paranaguá. O Situr possibilitará a divulgação de informações, em tempo real, por meio de um portal turístico moderno e atualizado, além da criação da marca turística do município.
O intuito é criá-la em conjunto com o trade turístico local e o Conselho de Turismo (Comtur) e, assim, promover o desenvolvimento econômico e social sustentável da atividade turística no município.
Coordenador técnico do Situr, Dener Fonseca, e o Secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, na apresentação do sistema
O secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, destaca que o município passa a contar com um novo perfil no turismo. “É algo profissional e de relevância. A ideia que está sendo apresentada à comunidade é fruto do planejamento dos nossos turismólogos, pois além de disponibilizar uma série de estatísticas ao município, contribuirá com os turistas que chegarão a nossa cidade com informação”, destacou Camargo.
O coordenador técnico do Situr, Dener Fonseca, explicou que o sistema estará trabalhando em cinco vertentes: o cadastro municipal de turismo; observatório do turismo; ambiente de capacitação on-line; ferramentas de promoção e portal turístico oficial do município.
Segundo o desenvolvedor da ferramenta, o objetivo é trabalhar em parceria com a iniciativa privada.“Queremos identificar o destino turístico ideal, e com isso, teremos um gabarito com as informações. Os bares, restaurantes, hotéis e até promotores de eventos poderão fazer a inserção dos dados do próprio celular, por exemplo”, disse Fonseca.
A expectativa é que até o início de julho a ferramenta entre em operação.