Calendário Nacional de Eventos ajuda turista a encontrar destinos para comemorar
O mês de setembro promete muitas opções para quem deseja aliar turismo a eventos que acontecem em todo o País. Ao todo, são 213 opções, passando por festas religiosas, festivais gastronômicos e festejos culturais. Para quem estiver em São Paulo no próximo fim de semana, uma boa pedida é a festa de San Gennaro, no reduto italiano da Mooca, com direito a muita comida e danças típicas italianas. Os festivais de imigrantes e gastronômicos povoam todas as regiões do Brasil, como o 2.º Festival da Moqueca Capixaba, na histórica Anchieta, e o festival Sabor das Montanhas entre os dias 14 e 16, em Venda Nova do Imigrante, ambos no Espírito Santo.
Esses são alguns dos eventos incluídos no calendário desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ajudar o turista a programar suas viagens e para divulgar os destinos com informações coletadas de forma colaborativa.
São Paulo é o maior destino de turismo de eventos do Brasil com feiras e exposições praticamente todos os dias de setembro. Os próprios profissionais do turismo estarão lá reunidos entre os dias 26 e 28, na 46.ª Expo ABAV, maior exposição de turismo do Brasil.
A semana de 11 a 16 de setembro será marcada pelo 5.º Tapajazz, festival de música instrumental do Tapajós, em Santarém (PA). Ainda na região turística do Baixo Amazonas, a vila de Alter do Chão é um dos locais mais visitados do Pará e realiza o Sairé de 20 a 24. O festival dos botos resgata, conserva e difunde o imaginário amazônico. A capital Belém celebra o artesanato com uma feira mundial, de 7 a 16 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Entre os dias 11 e 23 tem o 25.º Porto Alegre em Cena, um dos maiores e mais importantes festivais internacionais de artes cênicas da América do Sul com espetáculos, artistas e companhias do Brasil e do mundo, além de valorizar o teatro local. No mesmo período, os gaúchos comemoram a Semana Farroupilha. É o maior evento da tradição gaúcha. Em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul tem desfile a cavalo com “prendas” e “peões” usando o traje típico gaúcho, além de churrasco, chimarrão e dança crioula.
Fonte: Ministério do Turismo