Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), através do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, o Fórum Paranaense foi realizado pela primeira vez em 2018. Este ano volta a ser presencial e deve atrair um grande público ligado à área de turismo e eventos, bem como estudantes e religiosos.
Na organização, estão também o Sistema Fecomércio Sesc-Senac-PR, ABAV-PR, Sebrae-PR, Rota do Rosário, Lunardelli e TV Evangelizar. O apoio é da Prefeitura de Paranaguá através da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), do Convention Bureau de Paranaguá, da Adetur Litoral e do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Paranaguá foi confirmada como sede, durante o Festival das Cataratas em 2022. Na ocasião, a atual secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, comemorou a parceria e comentou que “O turismo religioso está em crescimento constante e discutir as demandas desse segmento é necessário”, destacou.
A cidade é um dos maiores atrativos do Estado, principalmente no mês de novembro, com a festa da Padroeira, que neste ano terá a sua 210.ª edição. “É uma honra e alegria acolher o Fórum de Turismo Religioso porque aqui, pela fé católica, é a casa da “Mãe do Rocio”, padroeira de todo o Estado”, afirma o Padre Dirson Gonçalves, reitor do santuário. “Desejamos que este evento possa produzir frutos para toda a nossa regional e também tornar mais conhecida a devoção à Nossa Senhora do Rocio”, completa.
A Diocese de Paranaguá, a qual pertence o Santuário Estadual, tem como área territorial 13 municípios, incluindo todos os sete do litoral paranaense. É destino de turistas e peregrinos o ano inteiro com suas igrejas históricas tombadas pelo IPhan, a Catedral NSra do Rosário e o Santuário São Francisco das Chagas.
O movimento turístico religioso é forte também em cidades, como em Antonina, no Santuário de Nossa Senhora do Pilar, nas Igrejas do Bom Jesus de Saivá e de São Benedito e Morretes com a Capela de São Sebastião no Porto de Cima. As “novas” igrejas são procuradas pela arquitetura moderna e criativa a exemplo do Santuário de São José em Pontal, da Igreja de São Pedro Apóstolo em Matinhos e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes na Ilha dos Valadares.
“Minha saudação a todas as pessoas participantes deste Fórum, especialmente seus organizadores”, disse Dom Edmar Peron, bispo diocesano. “Creio que o turismo religioso pode se tornar um espaço profético de respeito e fraternidade, pois inclui marcos importantes para todas as religiões”, completa Dom Edmar, que participará do fórum na sexta-feira, dia 17, ao retornar da Assembleia dos Bispos do Paraná que está acontecendo em Umuarama.
Serviço:
Evento: 5.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso
Datas:
15 de março (quarta-feira) – Abertura às 19h
16 de março (quinta-feira) – Das 9 às 17h
17 de março (sexta-feira) – Das 8 às 12h
Local: Complexo Turístico Religioso Dom Alfredo Novak (Mega Rocio)
Praça Thomas Sheehan, ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Bairro do Rocio – Paranagua/PR
Inscrições e programação no link: https://www.sympla.com.br/%E2%80%A6/5-forum-paranaense
Com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Paranaguá