conecte-se conosco

Turismo

Resolução estabelece regras para visitação na Ilha do Mel

As ações visam a garantir a segurança de turistas e moradores durante a temporada de verão.

Publicado

em

Resolução estabelece regras para visitação na Ilha do Mel

O embarque e desembarque de passageiros na Ilha do Mel deve seguir novas regras, conforme Resolução Conjunta n.º 01/2020, publicada neste mês. A resolução instrui normas para utilização dos trapiches de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e das praias de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá.

A determinação vem ao encontro da iniciativa Verão Consciente, lançada no dia 18 pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A iniciativa prevê o reforço nas ações de saúde, segurança pública e meio ambiente tanto no litoral quanto nas prainhas fluviais das regiões Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro

A Resolução Conjunta n.º 01/2020 foi assinada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Seil), e Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest.

“A organização do receptivo na Ilha do Mel é uma necessidade para darmos segurança, tranquilidade e conforto para quem frequenta a Ilha do Mel”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

De acordo com o documento, a fiscalização será exercida pelas Prefeituras de Pontal do Paraná e de Paranaguá, e o poder de Polícia será exercido pela Guarda Municipal das prefeituras; pela Patrulha Costeira do 9.º Batalhão de Polícia Militar e pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná.

NORMAS 

A Resolução conjunta determina normas e procedimentos a serem cumpridos pelos profissionais de transportes de passageiros públicos e particulares e é também uma medida de prevenção à transmissão do Coronavírus.

Todos os usuários (moradores e turistas) devem estar com registro CADASTRO SITUR (Sistema de Inteligência Turística de Paranaguá) e portando pulseira de identificação. As pulseiras são vendidas em guichês específicos pelas Prefeituras de Pontal do Paraná e de Paranaguá, nos Terminais de Embarque, com custo instituído pelas prefeituras.

É obrigatório que os condutores das embarcações, antes de darem a partida, leiam o Protocolo e Conduta do Usuário (protocolo), produzido pelo IAT, com informações relativas à às medidas de proteção ao Coronavírus, turismo e segurança de navegação.

Os horários de embarque e desembarque de passageiros são das 8h às 18h na baixa temporada e das 7h às 20h na alta temporada. É proibido fazer operações de transporte comercial no período noturno.

Todas as normas definidas na Resolução Conjunta podem ser consultadas no link a seguir: http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/RES-CJ_SEIL-SEDEST-IAT_2020_001_via-processo.pdf .

As embarcações com descumprimento das regras serão notificadas pelos fiscais. Já os clandestinos, ou seja, sem cadastro, são apreendidos.

Lotação 

A Ilha do Mel já possui lotação máxima de visitação do dia 30 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Devido à pandemia do Coronavírus, o limite de visitantes foi reduzido para 2.500 pessoas para hospedagem e 1.500 pessoas para day use, modalidade de hospedagem por apenas um dia, sem pernoite.

A orientação é de que os interessados pesquisem as datas com bilhetes disponíveis para venda nos terminais de embarque. Em Pontal do Sul, o telefone é (41) 3455-1144. Em Paranaguá, o telefone é (41) 3455-2616.

Fonte: AEN

Leia também: Estação Ferroviária de Paranaguá abre as portas para visitantes

Em alta

plugins premium WordPress