A reabertura do espaço de camping para pernoite no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, completa quatro meses nesta terça-feira, 16. Desde então, a Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) recebeu 146 pessoas que optaram por dormir em meio à mata, com direito à vista do grupo de montanhas do conjunto.
De acordo com a organização do espaço, os aventureiros noturnos equivalem a 2,3% dos visitantes no período – o parque atraiu 6.320 pessoas entre dezembro e abril. “O camping torna a experiência dos visitantes mais rica. A pernoite aproxima o público da natureza e do próprio parque, sempre prezando pelo respeito às normas e a biodiversidade do lugar”, afirma o chefe da Unidade de Conservação, Gabriel Camargo Macedo.
A área de camping foi desativada em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. A atividade voltou em 16 de dezembro do ano passado. Neste momento, a estrutura permite até 20 barracas com, no máximo, três pessoas em cada uma.
Regulamentado pela Portaria IAT 489/2023, o camping fica a 4,6 km da base de prainhas, próximo à Estação Marumbi e à base do IAT no local. Conta com banheiros, chuveiros, tomadas (110V) e uma praça de alimentação coberta, com bancos e mesas fixas, além de pias para limpar as louças.
De acordo com o documento, os interessados devem apresentar o termo de Conhecimento de Risco devidamente preenchido e assinado. Além disso, é reservado à administração da Unidade de Conservação o direito de suspensão de reservas e solicitação de desocupação total ou parcial sempre que houver necessidade, visando o desenvolvimento seguro da atividade.
O valor é de R$ 20 por dia e por campista – o pagamento só é feito após a confirmação da abertura da vaga pelo IAT, via WhatsApp, pelo número (41) 99554-3988. Idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais estão isentas.
O atendimento e entrada no camping é das 8h às 15h, sempre de quarta-feira a segunda. O horário limite para saída do camping é 12h.
ATRATIVOS
O Parque Estadual Pico do Marumbi tem 8,7 mil hectares de área e é classificado como Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, um complexo ambiental com objetivo principal de conservar a rica biodiversidade local.
Entre os principais atrativos, destaque para parte da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com diversas construções antigas como as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange. Vale a visita também ao Salto dos Macacos; Caminho do Itupava; Conjunto do Marumbi, formado por diversos Picos que superam mil metros de altitude, como a Ponta do Tigre (1.400 m); e as trilhas Noroeste, Frontal e Morro do Rochedinho.
Saiba como proceder para acampar no Parque Estadual Pico do Marumbi e quais dados informar:
– Entrar em contato com sete dias de antecedência da data desejada para acampar, via WhatsApp do camping (41) 99554-3988, para verificar o número de vagas e demais esclarecimentos;
– Data de entrada e data de saída do camping;
– Cópia do documento daqueles que irão acampar;
– Nome completo, data de nascimento, cidade em que reside e telefone para contato de todos os campistas;
– Pagamento da taxa via depósito na conta do IAT deve ser feito somente após a confirmação da abertura da vaga via Whatsapp;
– Envio do comprovante de pagamento via WhatsApp do camping: (41) 99554-3988;
– Apresentação dos documentos pessoais e termo de conhecimento de risco na portaria do Parque Estadual Pico do Marumbi.
Para mais informações acesse AQUI.
BOAS CONDUTAS
Para garantir uma estadia harmoniosa a todos, o Instituto Água e Terra possui a Portaria IAT 489/2023 que dispõe as normas e proibições na área de pernoite.
– Não é permitido fazer fogueiras;
– Uso de fogareiro fora de área estabelecida;
– Jogar lixo, nem mesmo orgânico, e enterrar restos de alimentos;
– Não lavar nada no rio, somente utilizar as pias. Não utilizar nenhum produto químico no rio. Exemplo: sabonetes, shampoos, pasta de dentes, protetor solar;
– Escovar dentes, se lavar e fazer necessidades fisiológicas fora das instalações sanitárias;
– Acampar somente nas vagas de barraca demarcadas;
– Não é permitido cavar, abrir valetas de drenagem, nivelar, retirar vegetação ou abrir novas áreas de barraca;
– Respeitar o horário de silêncio, das 21h às 7h;
– Respeitar os horários de visitação aos atrativos e as normas do Parque;
– Não é permitida a realização de atividades noturnas;
– É proibido fumar, em virtude do risco de incêndio;
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas;
– Proibido alimentar, importunar ou maltratar animais silvestres;
– Proibido fazer varais improvisados ou utilizar as cercas para secar roupas, toalhas, etc. Caso necessário, secá-las sobre a barraca;
– O visitante deverá informar e assinar o cadastro para cada atividade no parque no dia da atividade;
A não obediência das regras estabelecidas resultará em penalidades nas esferas administrativa, cível e penal. Dependendo do caso, acarretará na proibição da entrada do visitante no Parque Estadual do Marumbi por um período de cinco anos.
COMO CHEGAR
A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba, e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde uma linha municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.
Quem vai de carro de passeio pode pegar a BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa (PR-410), seguindo até o vilarejo de Porto de Cima (PR-411), base do receptivo do IAT de Prainhas. Este trajeto também pode ser feito pela BR-277, virando na PR-408 (acesso a Morretes), seguindo pela PR-411 e chegando no receptivo do IAT de Prainhas.
Partindo do receptivo de Prainhas até a Estação Marumbi, existe um trecho de 4,6 km que devem ser percorrido a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.
Serviço:
Reservas pelo WhatsApp – (41) 9-9554-3988
Horário de funcionamento camping: 8h às 15h
O limite máximo para a saída dos visitantes: 12h
De quarta-feira à segunda-feira. O camping não funciona às terças-feiras
Fonte: AEN