Conhecido pelo sabor e aroma que harmonizam a experiência gastronômica, o vinho é considerado ideal para celebrações ou para um momento especial com a pessoa amada. a Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas de roteiros turísticos marcados pela visita a vinícolas, cafés coloniais e restaurantes que promovam a degustação da bebida.
Em São José dos Pinhais (PR), os turistas podem aproveitar o roteiro Caminho do Vinho composto por nove vinícolas, quatro cafés coloniais, nove restaurantes e doze chácaras de lazer e eventos. Durante o passeio, os turistas também podem conhecer a história local e ter contato com a riqueza cultural preservada pelos descendentes dos imigrantes europeus que chegaram ao País no período colonial.
Uma das opções para aproveitar o roteiro é o passeio Linha Turismo, conduzido pela guia especializada em turismo rural, cultural e ecoturismo, Rosana Juliatto Pissaia. “Ao conhecer o processo de produção do vinho, o turista dá maior credibilidade ao produto e se sente mais confortável para degustar e adquirir a bebida”, afirma.
Na região turística do Vale do São Francisco, o município de Casa Nova (BA) é um dos destinos que atraem os turistas pela prática do enoturismo. O processo de produção do vinho pode ser contemplado nas grandes fazendas de uva que se destacam nas paisagens da cidade.
Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Brasil oferece para os viajantes uma infinidade de roteiros turísticos. “Temos atrativos turísticos para todos os perfis e trabalhamos fortemente para estruturar roteiros que possam atrair cada vez mais brasileiros para os destinos nacionais. Nosso País tem muito a oferecer e o enoturismo e o turismo rural são provas disso”, garantiu.
No Rio Grande do Sul, a degustação da bebida e seu processo de produção, além do contato com a cultura dos imigrantes italianos que chegaram no Brasil no período colonial são os principais atrativos dos roteiros turísticos Caminhos da Colônia, em Caxias do Sul e Flores da Cunha, e Caminhos de Pedra, no município de Bento Gonçalves.
Assim como o Caminho do Vinho, estes dois roteiros fazem parte do programa Talentos do Brasil Rural, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2009, para promover os produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.
Entre os roteiros do programa em que os viajantes podem fazer a degustação do vinho também destaca-se o Agroturismo em Gramado. Durante o passeio, os turistas também podem conhecer pratos típicos da região, como os salames, queijos e o chimarrão.
ENOTURISMO EM DEBATE
O potencial do enoturismo e as oportunidades de desenvolvimento a partir da associação com hotéis e restaurantes serão o tema de um seminário organizado pelo Ministério do Turismo durante a 28.ª Edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no dia 4 de novembro.
Promovido pela Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, por meio do Departamento de Ordenamento do Turismo, o evento terá palestra sobre linhas de crédito disponíveis ao setor. O objetivo é fomentar a atividade, reunindo gestores públicos, especialistas e empresários brasileiros e internacionais para discutir experiências do segmento no País.
Em setembro de 2015, com o objetivo de estimular a atração de investimentos ao Brasil, representantes do MTur apresentaram possibilidades de atuação no enoturismo nacional a investidores estrangeiros durante a Exposição Universal de Milão (Expo Milão), na Itália.
Fonte: Ministério do Turismo