Na manhã da segunda-feira, 18, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Pontal do Paraná, agentes turísticos e representantes da Mediterranean Shipping Company (MSC), empresa que irá operar 14 navios de cruzeiros que chegarão entre dezembro de 2023 a março de 2024 no Porto de Paranaguá, que adentra oficialmente como destino na temporada de cruzeiros na América do Sul. O encontro aconteceu no Auditório Primavera e o objetivo é que o município, junto à MSC e agentes turísticos, ofereçam pacotes que atraiam esses turistas para Pontal do Paraná, algo que beneficiará diretamente o turismo e a economia local.
Segundo a assessoria, os navios de cruzeiro farão viagens de sete dias pela América do Sul. “As viagens serão feitas entre 1º de janeiro e 8 de março na temporada de cruzeiros 2023/2024 pelo navio MSC Lirica. Serão aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota, com previsão em torno de 1.200 turistas brasileiros e outros mil estrangeiros. Num trajeto de sete dias pela América do Sul, Paranaguá será uma das quatro paradas previstas, incluindo ainda Itajaí-SC, Punta del Este (Uruguai), e Buenos Aires (Argentina)”, completa a Prefeitura.
Segundo o prefeito Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”, este é um momento importante para o turismo e economia de Pontal do Paraná e de toda a região, com inovação em diversos setores. “Precisamos estar prontos para receber milhares de turistas que chegarão ao litoral paranaense a partir de 1.º de dezembro, por isso estamos nos antecipando”, explica.
Litoral
Na reunião estiveram empreendedores do setor turístico da cidade, além de técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e de entidades ligadas ao setor no litoral paranaense. “A intenção é fomentar o turismo regional atraindo o público que vai desembarcar em Paranaguá e ofertar pacotes alternativos em Pontal, movimentando ainda mais a economia da cidade”, ressalta José Juvanete Pereira, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná.
Viaje Paraná
Irapuan Cortes, presidente do Serviço Autônomo Viaje Paraná, órgão do Governo do Estado, o foco é que todos garantam uma boa operação com planejamento antecipado para os milhares de turistas que estarão no litoral paranaense “refletindo na geração de empregos e renda na temporada de cruzeiros”, acrescenta.
“A reunião para alinhamento de objetivos entre a MSC e o município de Pontal do Paraná teve receptivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Os conteúdos foram apresentados por representantes da Prefeitura de Pontal; da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná); da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur); da MSC, terceira maior marca de cruzeiros do mundo; do Viaje Paraná, portal de turismo do Estado; da Secretaria do Turismo do Paraná (SETU); da empresa Portos do Paraná e do Governo do Estado”, finaliza a Prefeitura.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná