Uma das opções para quem quer passar um fim de semana diferente, sem ir muito longe de casa, são os parques. Os espaços reservam belezas naturais que proporcionam lindas paisagens e registros fotográficos que serão guardados pelos apreciadores da biodiversidade.
Um dos que mais chamam a atenção em virtude de suas peculiaridades e riqueza de elementos é o Parque Nacional do Superagui, que abrange as ilhas das Peças, de Superagui e do Pinheiro, bem como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sebuí e a RPPN Salto Morato, em Guaraqueçaba. A 181 km da capital do Estado, o Parque foi considerado uma unidade de conservação em 1989, sendo ampliado em 1997 com a inclusão do Vale do Rio dos Patos.
COMO CHEGAR?
Os interessados em conhecer o parque podem chegar por duas entradas, via Paranaguá ou Guaraqueçaba, sendo uma pela comunidade da Barra do Superagui e outra pela comunidade de Vila das Peças. Por Paranaguá, os visitantes podem pegar a embarcação no trapiche da Rua da Praia. A duração da viagem gira em torno de 2h30 a 3h30 de acordo com as condições do mar.
Já por Guaraqueçaba, os turistas precisam enfrentar uma estrada não pavimentada e a duração da viagem é parecida com a realizada por barco. Mas, após a estrada, é preciso pegar um barco para chegar na comunidade da Barra do Superagui.
O QUE FAZER?
As belezas encontradas no local serão compensadas pelo longo percurso para chegar ao parque. A viagem é indicada para quem gosta de ficar em meio à natureza, já que abriga uma diversidade de ecossistemas. Faz-se jus a visita de tantos pesquisadores e estudantes de todos os cantos, que ali podem encontrar manguezais, trechos intocados da Mata Atlântica, restinga, praias e dunas. Este é considerado um dos cinco ecossistemas costeiros mais relevantes presentes no globo terrestre.
Além de conhecer mais sobre a ecologia e as formas de vida encontradas na unidade de conservação, há ainda 38 km de praias, que podem ser desbravadas a pé ou de bicicleta. Para quem gosta de um pouco mais de aventura, as trilhas da praia da Ilha do Superagui convida os visitantes a observar a flora e a fauna e sua diversidade.
O turista pode também conhecer as ilhas que abrangem o parque da sua forma, selecionando as atividades que mais gosta de fazer. Vale ressaltar que esses espaços são importantes para fugir da rotina e fazer com que crianças e jovens conheçam mais sobre o litoral paranaense e possam valorizar a fim de manter a biodiversidade para as próximas gerações.
Foto: AEN