A operadora MSC Cruzeiros divulgou recentemente que não há novas rotas previstas de seus navios para Paranaguá. A notícia não animou quem se dedicou às duas últimas temporadas na recepção de turistas que desceram para conhecer o litoral paranaense. No entanto, uma outra operadora, a Silversea, inseriu a cidade mãe do Paraná na rota de cruzeiros da temporada 2025/26. A Prefeitura de Paranaguá também já confirmou a vinda do navio para a cidade.
Conforme informações divulgadas no site da empresa Silversea, há seis opções que passam por Paranaguá na próxima temporada. Trata-se do navio Silver Whisper, um resort de luxo em alto mar, com acomodações de primeira classe, serviço personalizado, SPA a bordo, casa de shows, entre outras atrações. O Silver Whisper tem capacidade de 382 passageiros. Há itinerários à venda de 30 e 12 dias de duração, com visitas a vários locais da América do Sul.
Uma das opções, por exemplo, tem saída do Rio de Janeiro (RJ) com destino a Valparaíso (Chile), passando por Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Paranaguá (PR), Balneário Camboriú (SC), Punta Del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai), Puerto Madryn (Argentina), Port Stanley (Ilhas Falkland), Ushuaia (Argentina), Garibaldi Fjord & Glacier (Chile), Punta Arenas (Chile), Cruise Chilean Fjords (Chile), Puerto Montt (Chile) e Valparaiso (Chile).
Os valores partem de US$ 18.100 por hóspede para itinerários de 30 dias e, a partir de US$ 6.400, para 12 dias. Conforme divulgado no site da Silversea na terça-feira, 4, não estão programados embarques e desembarques em Paranaguá, mas o município deve receber os turistas em uma das paradas previstas para os dias: 22 de dezembro, 8 de fevereiro e 20 de fevereiro.
Terminal de recepção de passageiros
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná e da Secretaria do Turismo, pretende manter a operação de cruzeiros em Paranaguá e negociar novas rotas com operadoras ao longo de 2025. A Portos do Paraná está elaborando um projeto básico para a construção de um terminal de recepção de passageiros próximo ao porto. Ainda não foi divulgada a previsão de início das obras.
Após a conclusão do projeto, serão realizados os trâmites licitatórios para a contratação da empresa executora. A empresa pública também está desenvolvendo um projeto para a construção de um píer exclusivo para a recepção de passageiros.
Com informações da AEN