Turismo

Paranaguá recebe mais turistas do MSC Lirica nesta sexta-feira

Operadores de turismo relatam a experiência e expectativa para a temporada

xtr0xsb9

Na última sexta-feira, 1.º de dezembro, Paranaguá inaugurou a temporada do MSC Lirica, navio de passageiros que tem embarques e desembarques no município toda semana até o dia 8 de março. A movimentação de turistas na cidade foi alta e o mesmo deve ocorrer nesta sexta-feira, 6 de dezembro. O litoral do Paraná já sente os benefícios da vinda dos passageiros e as empresas ligadas ao turismo têm se preparado para receber bem esses visitantes para que eles levem boas lembranças da região.

O presidente do Convention & Visitors Bureau Paranaguá, André Alexandre, avaliou de forma positiva o início da temporada. “Na sexta passada tivemos o primeiro navio de cruzeiro da temporada. O dia foi bastante movimentado, começando às 9h com os turistas chegando ao nosso receptivo. Recebemos mais de 200 turistas, a maioria europeus, mas também brasileiros aguardando o embarque e aproveitando para conhecer a nossa cidade”, comentou André.

Para ele, foi uma satisfação ver a Rua da Praia e o Centro Histórico cheios de turistas passeando e conhecendo a história da região. “Também enviamos quatro barcos cheios de turistas para conhecer nossa tão famosa Ilha do Mel. Apesar das dificuldades e da correria, o saldo foi muito positivo. Esse foi apenas o primeiro de uma temporada que promete ser inesquecível para Paranaguá”, ressaltou André.

2cc5i4y8
A expectativa é que cerca de 500 passageiros desembarquem em Paranaguá para conhecer a litoral nesta sexta-feira
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Operadores de turismo

O coordenador de Turismo Receptivo e proprietário da Paranaguá Tours, Renato Nascimento, avalia que a experiência tem sido única. “Fomos convidados pela MSC para participar das vendas a bordo do navio e também para os passageiros em trânsito que circulam no receptivo em Paranaguá. Em parceria com os guias, os quais abraçaram a causa, fizemos uma triagem com base naquilo que já oferecemos com passeios para a Ilha do Mel em lanchas rápidas, Ilha das Peças, passeios pelas comunidades mais próximas”, disse Renato.

A pedido da MSC também foi realizada uma parceria com os municípios de Antonina e Morretes para a operação do trem Maria Fumaça. “Fizemos duas saídas com o trem das 11h e das 14h, tudo com acompanhamento de um guia credenciado pela Embratur, e as embarcações que usamos são todas habilitadas. Estamos com um trabalho bem sério e focado no receptivo do nosso litoral”, afirmou Renato.

Segundo ele, a expectativa é que cerca de 500 passageiros desembarquem em Paranaguá para conhecer a região nesta sexta-feira. “A nossa agência também estará aberta para dar suporte e encaminhar aqueles turistas que buscam por restaurantes, passeios de canoa havaiana, city tour pelo centro histórico do Santuário do Rocio com término na área do Aquário de Paranaguá, onde eles podem voltar para a área portuária”, destacou Renato.

A presidente do grupo Matinhos Caiobá Tur, Maria Carolina Gonçalves, disse que a temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá representa um marco histórico no litoral paranaense, concretizando um sonho esperado ao longo de muitos anos.

“O desembarque e embarque de turistas estrangeiros e nacionais em Paranaguá, visitando pela primeira vez as belezas do nosso litoral, é um acontecimento grandioso. A MTS Caiobá Tur acredita que os cruzeiros, aliados ao início de melhorias na infraestrutura recentes, são o impulso necessário para o desenvolvimento do turismo na região. Com a preservação do meio ambiente e o crescimento do turismo caminhando de mãos dadas, a expectativa é que o litoral se torne um destino turístico durante todo o ano”, acredita Maria Carolina.

knkpmgw
Na última semana, os turistas se dividiram entre o centro de Paranaguá, Ilha do Mel e Antonina
Foto: Paranaguá Tours

A iniciativa, para ela, representa uma injeção de ânimo aos empresários e comerciantes locais. Ela conta que houve uma preparação por parte da empresa para receber esses turistas. “A Secretaria de Turismo de Matinhos propôs a formação de um grupo de receptivo. Assim, profissionais de turismo de Matinhos e graduados pelo SENAC uniram esforços para desenvolver um plano de ação voltado ao recebimento dos cruzeiros em Paranaguá, resultando na criação do grupo Matinhos Caiobá Tur em junho de 2023”, acrescentou Maria Carolina.

O plano de ação teve início no mesmo mês, com a formatação de pacotes e alinhamento das equipes. “Hoje, o grupo já está se alinhando para começar a atender pacotes em todo litoral, além dos cruzeiristas, focando no turista que vem a Matinhos e deseja sair e conhecer outras regiões como a Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Morretes, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná”, disse.

A Matinhos Caiobá Tur disponibiliza três pacotes para o turista de cruzeiro, todos acompanhados por guias de turismo. O primeiro é um City Tour Cultural, abrangendo o centro comercial da cidade, a história de Matinhos, calçadão cultural e praia central. O segundo é o chamado “Relax na Praia”, com serviços de bem-estar e lazer na praia, como kit praia (guarda-sol e cadeira), massagem, yoga e caminhada na praia brava. O terceiro é o Ecoturismo, voltado para os aventureiros, o pacote inclui trilhas, cicloturismo, caiaque, canoa havaiana e praia mansa.

Para a segunda parada do MSC Lirica, Maria Carolina projeta oferecer um atendimento de excelência aos turistas. “Promovendo a venda dos pacotes e destacando as maravilhas de Matinhos como um pedaço singular do litoral. O objetivo é fazer com que os visitantes se sintam à vontade para retornar e desfrutar da experiência completa, prolongando sua estadia na região num breve retorno ao nosso litoral do Paraná”, concluiu.

Você também poderá gostar

Paranaguá recebe mais turistas do MSC Lirica nesta sexta-feira

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá recebe mais turistas do MSC Lirica nesta sexta-feira

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.