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Turismo

Paranaguá caminha para se consolidar como destino de cruzeiros

Município já tem mais duas temporadas confirmadas pela MSC

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MSC Armonia tem duas temporadas confirmadas em Paranaguá / Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O trânsito de pessoas com malas nas proximidades do Complexo Turístico Mega Rocio às sextas-feiras já se tornou algo habitual em Paranaguá. É lá que acontecem os embarques e desembarques de passageiros do navio MSC Lirica, com temporada confirmada na cidade até março deste ano. O turismo de cruzeiros tem se consolidado no município, que já tem outras duas temporadas confirmadas com a MSC Cruzeiros. Na última sexta-feira, 12, a cidade recepcionou 1.237 turistas e outros 97 tripulantes.

Entre as confirmações dos próximos cruzeiros, está o navio MSC Armonia, que começa a temporada em dezembro de 2024 com paradas até março de 2025, novamente todas as sextas-feiras. O mesmo navio foi confirmado, nesta semana, para fazer paradas na temporada seguinte, a de 2025/2026, também às sextas-feiras de dezembro de 2025 a março de 2026.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, disse que a experiência que a cidade tem obtido atualmente com o receptivo dos turistas do navio de cruzeiro pode ser um caminho sem volta.

“A MSC nos notificou fazendo a reserva de datas para 2025/2026. Essa é a terceira temporada que já sinaliza para Paranaguá, consolidando a cidade como destino de cruzeiros. Já estamos na metade da temporada de 2023/2024, vimos o sucesso que foi para nós e para os visitantes, o pessoal saiu daqui com uma boa impressão, repercutindo o nosso destino”, afirmou Maria.

Mais de 1200 turistas passaram pela cidade na última sexta-feira, 12

Segundo ela, o comércio e todo o trade turístico tem trabalhado para isso acontecer.

“Vimos esse aquecimento do turismo acontecendo ao longo da semana também. É um efeito dominó, a presença dos navios de passageiros ocasiona isso, a gente vê as famílias que vem acompanhar os viajantes permanecendo na cidade, visitando os pontos turísticos, a gente ter essa sinalização de uma terceira temporada em Paranaguá só consolida algo que nós já tínhamos planejado, já esperávamos que fosse acontecer, é resultado. Temos essa temporada hoje que há um ano era um sonho e que neste ano já conquistamos três temporadas”, lembrou a secretária.

Ela ressalta que Paranaguá não é uma parada estratégica para o navio. Isso quer dizer que o município foi escolhido pelas suas belezas e potencialidades de se consolidar nesse mercado.

“Paranaguá é destino, as pessoas compram o cruzeiro com a cidade no itinerário, eles buscam conhecer a cidade, tanto que desembarcam em sua maioria. Poucas pessoas têm ficado no navio durante as paradas às sextas-feiras”, destacou Maria.

Em Paranaguá, os turistas podem começar ou concluir sua viagem. Há também aqueles que embarcaram em outras cidades/países e tem Paranaguá como passagem. Estes são levados até o receptivo montado na Praça de Eventos Mário Roque para escolher algum pacote de passeio para fazer durante o dia ou conhecer por conta a Cidade-Mãe do Paraná.

Visitantes se interessam pela história e cultura do município

“O destino foi bem promovido, fizemos um trabalho de promoção turística que deu resultado, as pessoas têm curiosidade e vontade de conhecer a cidade. Vemos essa terceira temporada de muitas outras que Paranaguá irá receber”, acredita Maria.

Outra empresa de navios de passageiros, a Costa Cruzeiros, já sinalizou a vontade de estar em Paranaguá e já realizaram visitas técnicas no Porto.

“Precisamos também ressaltar essa parceria com o Governo do Estado e Portos do Paraná, pois trabalhando em conjunto a gente conseguiu realizar essa temporada e as outras que virão. Vimos que realmente essa parceria é frutífera, fico emocionada de saber que isso vai se perpetuar, independente da próxima gestão municipal. Teremos um legado no turismo de Paranaguá”, concluiu a secretária de Turismo.

Impacto dos cruzeiros no Brasil

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) espera que esta temporada de cruzeiros que está vigente em todo o País possa superar a anterior e bater recordes.  A expectativa é de criação de 80 mil empregos no País e gerar um impacto de mais de R$5 bilhões na economia nacional, com o envolvimento de 877 mil cruzeiristas, 74 mil a mais do que o ano anterior.

O período de navegação dos navios turísticos movimenta todo o setor, beneficiando o comércio varejista, restaurantes, compras, presentes, alimentos e bebidas, além do transporte antes e após a viagem e passeios turísticos.

No Brasil, a temporada segue até 7 de maio de 2024 e conta com um grupo de nove navios que partem dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR), com 212 roteiros e 763 escalas.

No total, são 18 destinos: Angra dos reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e os portos de embarque e desembarque, além da possibilidade de escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, e do trabalho um pouco mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória (ES).

Com informações do Governo Federal

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