Turismo

Palácio Visconde de Nácar será revitalizado e se tornará um museu em Paranaguá

Após assumir gestão do prédio histórico em 2021, Prefeitura fará revitalização interna e externa

00nje3nh 1628698265

Na última semana, a Prefeitura de Paranaguá, que assumiu a responsabilidade pelo Palácio Visconde de Nácar no início de 2021 após passagem de propriedade feita pela Câmara Municipal, anunciou que realizará a revitalização total do prédio localizado no Centro Histórico. Construído em 1.856, a edificação é uma parte viva da história e da cultura de Paranaguá e do Brasil, que foi casa de Visconde de Nácar, personalidade histórica parnanguara e paranaense, já tendo hospedado Dom Pedro II em 1.880 e sediado repartições públicas. Com a revitalização, que ainda está em fase inicial licitatória, o Palácio deverá se tornar um museu após concluída a revitalização.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o valor previsto para início da licitação do projeto executivo é de aproximadamente R$ 479 mil. “Com o projeto concluído teremos o valor da execução da obra de restauro e adaptação. A importância do procedimento administrativo para a contratação do projeto executivo é enorme, pois através do projeto teremos os detalhamentos das intervenções, assim como ele apontará o valor da obra de execução do restauro”, informa.

Camargo explica que a Prefeitura de Paranaguá assumiu a responsabilidade do imóvel no início de 2021, com resolução da Câmara Municipal passando a propriedade do espaço ao Executivo.  “Imediatamente o prefeito Marcelo Roque mobilizou as secretarias com competência na área para elaborar o processo com maior celeridade possível”, detalha. “O prazo para o início das obras e conclusão do restauro depende do que for apresentado no projeto executivo”, complementa o gestor.

Valorização do patrimônio de Paranaguá

Assim como ocorreu na revitalização da Estação Ferroviária, que foi entregue em 2020 pelo município, o objetivo da reforma do Palácio Visconde de Nácar é resgatar uma valorização do patrimônio histórico e cultural de Paranaguá. “O restauro e finalidade de ocupação vai totalmente de encontro às necessidades de valorização do patrimônio material e  imaterial, histórico e por consequência cultural do município de Paranaguá, do estado do Paraná e do nosso País”, detalha.

“Já estabelecemos diálogo com o Governo do Estado para parceria na questão de recursos e também gestão compartilhada do espaço”, completa Harrison Camargo.

Itens presentes na licitação

Segundo a licitação, será estabelecido um plano de trabalho como forma de compreender inicialmente a conjuntura da obra e sistematizar serviços a serem executados de acordo com as características do projeto. Com isso, será feito um anteprojeto, que é um estudo preliminar efetuado para assegurar a viabilidade técnica do empreendimento, a partir dos dados levantados no Programa de Necessidades, bem como das condicionantes estabelecidas no Termo de Referência”, completa o município

Com essas etapas superadas, será formulado um projeto básico, abrangendo informações técnicas necessárias para caracterizar a obra, detalhando definição e quantidade de materiais, serviços e equipamentos para revitalização do Palácio. Vencida esta parte, será feito o projeto executivo, que é “um conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução da obra”, complementa a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Comprometimento para revitalização interna e externa

“Todo espaço interno e externo que compreende o Palacete Visconde de Nácar deve ser contemplado. O objetivo é aproveitar o prédio para instalação de um Museu, que trará toda a história de Paranaguá, assim como a do Estado do Paraná, considerando que o imóvel foi construído para ser a sede da Província do Paraná  no ano de 1856, recebendo a visita de Dom Pedro II, e em 1884 a Princesa Isabel, Conde d’Eu e filhos. Com este resumo a equipe da Secultur e demais secretarias seguem no comprometimento da gestão do prefeito Marcelo Roque na preservação e valorização da nossa história”, finaliza o secretário Harrison Camargo.

Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom

Você também poderá gostar

Palácio Visconde de Nácar será revitalizado e se tornará um museu em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.