Turismo

Outubro tem festas alemãs, blues no Litoral e literatura no calendário turístico paranaense

No feriado de Nossa Senhora Aparecida será realizada a 7.ª edição do Antonina Blues Festival

o n3s2y

Antonina - 16/08/2019 - Foto: José Fernando Ogura/AEN

Outubro bate à porta trazendo o melhor do turismo paranaense em seus mais variados recortes. São inúmeras feiras de negócios, festividades, opções de ecoturismo e eventos gastronômicos programados para o mês que começa neste domingo. 

Outubro é mês das tradicionais festas do chope originárias em Munique, na Alemanha. O Paraná possui alguns municípios colonizados por descendentes de alemães, onde são preservadas tradições como culinária, festas e danças típicas daquele país.

E a capital paranaense, que também tem uma forte presença de imigrantes e descendentes, terá pela primeira vez a sua festa alemã: é a Oktober Curitiba, que será realizada entre os dias 12 a 15 de outubro no pavilhão de eventos do Parque Barigui, prometendo muita música, festa, comida típica e cerveja boa – haverá um espaço exclusivo com mais de 20 cervejarias artesanais e 100 torneiras de chope. Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site www.oktobercuritiba.com.br.

Cidade colonizada por alemães, Marechal Cândido Rondon tem uma das maiores e mais tradicionais Oktoberfest do Estado, reunindo diversas atrações culturais e gastronômicas e os já tradicionais bailões. A programação é composta também pelo concurso do chope em metro, tarde alemã para idosos, tarde para as crianças, desfile, copa germânica, praça de alimentação e diferentes tipos de chope. O evento acontece dias 27 e 28 no centro de eventos e casa cultural do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon. Informações: www.oktoberfestmarechal.com.br.

Entre 6 e 8, é a vez de Cidade Gaúcha. A Oktoberfest acontece na Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura (R. Ramiro Barcelos, Centro). E, de 12 a 14, Pato Bragado também sedia sua versão da festa alemã. Tem Oktoberfest da Melhor Idade, desfile alegórico e muitos shows no Centro de Eventos do município.

BLUES NO LITORAL

O estilo musical originário do Alabama e do Mississipi, no sul dos Estados Unidos, e que ganhou o mundo no século 20, toma as ruas da cidade histórica de Antonina, no litoral paranaense, em outubro.

No feriadão de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 12 e 15, será realizada a sétima edição do já tradicional Antonina Blues Festival, com muitas atrações musicais e atividades culturais que prometem levar alegria e diversão para a pacata cidade. Serão cerca de 40 shows em diferentes pontos do município, como a Estação Ferroviária, a Ponta da Pita e a Feira Mar, locais turísticos e de grande importância cultural e histórica, e também em comércios locais – além de oficinas de gaita, palestras sobre samba e blues e intervenções culturais para as crianças.

A expectativa é que mais de 8 mil visitantes, tanto do Paraná quanto de outros estados, passem pela cidade nos quatro dias de festival. Toda a programação é gratuita. Mais informações em www.instagram.com/antoninabluesfestival.

O Paraná também conta em outubro com muitas (e boas) opções voltadas aos negócios e empreendimentos. Já no início do mês, Campo Mourão recebe a 7.ª edição do Empreende Week, evento voltado às áreas de ciência, tecnologia, inovação e comunicação, entre os dias 3 a 6, no Mourão Garden, com apoio da Setu. A organização estima que mais de 50 mil pessoas visitem os estandes e sejam impactadas com as palestras e atrações, que contam inclusive com a participação de figuras conhecidas como o biólogo e pesquisador Átila Iamarino e o youtuber Iberê Thenório, criador do canal “Manual do Mundo”. Todas as informações sobre o Empreende Week estão disponíveis no site www.empreendeweek.com.br.

Quem também promove um evento do gênero em outubro é a cidade de Irati, com a sua segunda edição da Expoirati, dia 26. Na primeira edição, mais de 80 mil pessoas passaram pelos quatro dias de evento, e para este ano é esperado um número ainda maior de pessoas atraídas pelos shows, exposições de maquinários, animais e feiras artesanato que estarão disponíveis aos visitantes. Os detalhes das feiras e exposições estão acessíveis em nosso calendário turístico.

E nos dias 21 e 22 de outubro, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, sedia o Festival Tutano, evento que contará com uma programação variada de painéis e palestras com grandes nomes do mercado gastronômico nacional discutindo temas de diversas vertentes da gastronomia, como empresas com DNA verde; foodtechs e novas tecnologias; gastronomia e turismo; ocupação urbana por bares e restaurantes; novos negócios e cases de sucesso; dentre outros temas. Além das palestras e debates, o evento contará também com música ao vivo e diversos expositores locais, com destaque para pequenos produtores; aulas-show gratuitas; e muita gastronomia. Mais informações em www.instagram.com/tutanogastronomia.

CURTIÇÃO EM FAMÍLIA

Vinte e sete cidades do Paraná receberão a 42° edição da Semana Literária e feira do livro, promovidas pelo Sesc-PR, dos dias 4 a 8 de outubro. O evento, considerado por muitos a “maior e mais tradicional feira literária do Estado”, ocorre simultaneamente em Curitiba e em outros 26 municípios, levando ao público uma programação intensa, recheada de roteiros culturais e debates acerca do tema “Ler para mudar histórias”. 

Já Antonina, no Litoral, recebe o 4.° Encontro de Carrinhos de Rolimã, no dia 8. A tradicional brincadeira, que marcou a infância de diferentes gerações, ainda se faz presente no imaginário coletivo de muitas famílias. O evento busca ressaltar e preservar essa alegoria das crianças brasileiras das décadas de 60, 70, 80 e 90, propondo um contato e demonstração da mesma para as novas – e tecnológicas – gerações.

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Outubro tem festas alemãs, blues no Litoral e literatura no calendário turístico paranaense

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Outubro tem festas alemãs, blues no Litoral e literatura no calendário turístico paranaense

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.