De acordo com informações Agência Estadual de Notícias (AEN) e dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), entre janeiro e outubro de 2024, 805.143 visitantes estrangeiros passaram pelo Paraná, mostrando que este foi o terceiro estado do país a receber o maior volume de visitações.
O Paraná ficou apenas atrás de São Paulo, com 2.038.548 visitas e Rio de Janeiro, com 1.352.012 visitas de estrangeiros. Esse número se deve às visitas terrestres, ou seja, turistas que vem ao estado de carro ou ônibus, somando 769.500 e representa 95,5% do número de estrangeiros que estiveram no estado.
- Hemepar reforça alerta para doação de sangue antes das festas de final de ano no litoral
- 700 policiais militares irão reforçar segurança do litoral na “Operação Verão Maior Paraná Seguro”
“Houve um movimento mundial depois da pandemia em que as pessoas estão mais interessadas em se locomover e viajar. E o Paraná decidiu investir nessa área, para gerar um fluxo maior de pessoas visitando e gastando em nosso Estado”, afirma o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.
Segundo a AEN, o Paraná também recebeu, pelas rodovias, americanos, espanhóis, alemães, ingleses, colombianos, franceses, peruanos, uruguaios, mexicanos, australianos, italianos, equatorianos, chilenos, sul-coreanos, canadenses, holandeses, suíços, israelenses, bolivianos, russos, belgas, japoneses, entre outros.
Cruzeiros
Além dos turismo via terrestre, o estado do Paraná também recebeu visitas marítimas, mas os dados da Embratur não realizaram a contabilização dos turistas que chegaram ao estado por via marítima. Na manhã desta, segunda-feira, 17, a cidade de Paranaguá recebeu o primeiro navio de cruzeiro, o navio Armonia, estreando a temporada de verão.
Esses navios são operados pela companhia de cruzeiros MSC e em sua viagem passa por Las Palmas (espanha) a Itajaí e Buenos Aires (Argentina) a Itajaí e como de costume, para bem receber os turistas, a cidade de Paranaguá preparou um receptivo, com atividades, boa gastronomia e muito mais.
Na primeira temporada de navios, que ocorreu entre dezembro de 2023 e março de 2024, trouxe mais de 39 mil pessoas, que desembarcaram em Paranaguá e puderam conhecer as belezas do Litoral do Paraná. Na economia, trouxe a movimentação de aproximadamente R$25 milhões para a região.
Com informações da AEN