Turismo

Navio de passageiros Viking Octantis chega ao Porto de Paranaguá com mais de 200 turistas

Passageiros de 11 nacionalidades desembarcaram e conheceram atrativos no litoral

hf5633a7

Na tarde da segunda-feira, 7, o navio de passageiros Viking Octantis atracou no Porto de Paranaguá. A chegada da embarcação representa a retomada do turismo de cruzeiros no Paraná após dois anos de pandemia. Mais de 200 turistas de 11 países desembarcaram no Porto, onde houve uma estrutura de receptivo realizada pela empresa pública Portos do Paraná, pela Paraná Turismo (PRTUR), bem como junto à Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secultur) e de Esportes (Sespor). 

Mais de 200 turistas desembarcam do navio para conhecer atrativos turísticos de Paranaguá, Antonina e Morretes

Na chegada, os turistas assistiram apresentações culturais de Fandango e Capoeira, recebendo folders e materiais informativos sobre o litoral do Paraná. Após isso, eles partiram de ônibus para conhecer atrativos turísticos em Paranaguá, Antonina e Morretes, fazendo passeio de trem de passageiros, assim como conhecendo a Ilha da Cotinga. Os passageiros passaram o dia no litoral paranaense e retornaram ao navio no final da tarde. A embarcação saiu de Nova Iorque (EUA), fez escala no Rio de Janeiro – RJ e chegou a Paranaguá. A próxima parada é em Ushuaia, na Argentina.

“Estamos recebendo o primeiro navio de turismo após dois anos de pandemia, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paranaguá, com o Paraná Turismo do Governo do Estado. O nosso governador Ratinho Júnior apoia muito o turismo do litoral. Hoje este navio aqui é um navio pequeno, mas a gente já tem previsto outros navios, como o da MSC que já entrou em contato conosco, passagens por aqui para desenvolver o turismo de Paranaguá e de todo o litoral”, ressalta Luciano Rosina, gerente da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná.

navasgo1
Luciano Rosina, gerente da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, ressalta a retomada do setor e vinda de outros navios de passageiros a Paranaguá

O gerente salienta a importância da vinda de navios de cruzeiros, algo que potencializa o turismo litorâneo, bem como beneficia a economia, algo exemplificado com a vinda do navio Viking Octantis, onde os passageiros visitaram Paranaguá, Antonina, Morretes e a Ilha da Cotinga, reforçando a potencialidade turística das ilhas. “Desembarcamos aproximadamente 200 passageiros aqui. A Serra Verde Express está atendendo vários desses passageiros, eles vêm com o pacote já comprado e visitam o nosso litoral, que é muito lindo”, afirma Rosina.

Paraná Turismo

O diretor-presidente da Paraná Turismo (PRTUR), Irapuan Cortes Santos, reforça a meta do Estado e da Portos do Paraná de incluir Paranaguá na rota do turismo de cruzeiros, algo retomado após as limitações da pandemia. “Esse navio hoje, por se tratar de um navio de médio porte, com 292 turistas, de 11 nacionalidades, e 258 tripulantes, de 43 nacionalidades, é um teste para nós, aqui no Porto de Paranaguá. O Estado possui o máximo interesse de trazer navios até de porte maior. Estamos fazendo isso com o interesse de fazer um teste para mostrar o quanto a gente tem essa expertise para poder fazer e atender toda a navegação de cruzeiros do Brasil”, ressalta.

“Estamos fazendo isso com o interesse de fazer um teste para mostrar o quanto a gente tem essa expertise para poder fazer e atender toda a navegação de cruzeiros do Brasil”, ressalta o diretor-presidente da Paraná Turismo (PRTUR), Irapuan Cortes Santos

“Isso é um pedido do governador Ratinho Júnior, ele veio solicitar a nós que tivéssemos esse carinho com a vinda dos navios de passageiros. Estamos muito felizes, com o apoio do Porto e município, para podermos recepcionar esse pessoal e fazer com que eles possam conhecer um pouco o estado do Paraná”, afirma o diretor-presidente da PRTUR.

Município

“A vinda deste navio abre a temporada, abre o verão e a possibilidade de novos cruzeiros aportarem no Porto de Paranaguá. Esta parceria do município com o Porto, com a Prefeitura podendo atuar em um receptivo mostrando um pouco da nossa cultura para instigar esses passageiros a descerem do navio e conhecerem a nossa cidade. Fizemos uma articulação com o Convention para poder bolar alguns pacotes, algumas atividades com os turistas na nossa cidade”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Angela Plahthyn Torres, ressaltando o objetivo de fazer com que os turistas vivam boas experiências em Paranaguá.

tl7yia9
“A vinda deste navio abre a temporada, abre o verão e a possibilidade de novos cruzeiros aportarem no Porto de Paranaguá”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Angela Plahtyn Torres

A gestora da Secultur ressaltou a estrutura montada, com apresentações de Fandango e Capoeira, obras de artistas locais. “Fizemos um aparato para receber o pessoal, para eles encontrarem boas-vindas e verem as possibilidades dentro da cidade do que pode ser encontrado, do que pode ser visitado, um pouquinho da nossa cultura. “O turista que vem de fora vem com um budget maior, a gente espera que esse gasto seja intensificado dentro da cidade. Além disso, o turista é um replicador, a gente sabe que eles irão embora daqui, vão buscar novos destinos e visitas, podendo incluir Paranaguá nesse roteiro, sabendo que aqui encontrarão pessoas muito boas, receptivo agradável, gastronomia boa, levando daqui a vontade de indicar Paranaguá para outros turistas”, finaliza Maria Angela.

Você também poderá gostar

Navio de passageiros Viking Octantis chega ao Porto de Paranaguá com mais de 200 turistas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Navio de passageiros Viking Octantis chega ao Porto de Paranaguá com mais de 200 turistas

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.