O Porto de Paranaguá recebeu, no sábado, 22, o primeiro navio de passageiros da temporada 2016/2017. A embarcação norueguesa MS Midnatsol chegou ao litoral paranaense com cerca de 150 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros estrangeiros. O navio, especializado em turismo ecológico, tem características diferentes dos cruzeiros tradicionais.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, lembrou que 2016 é o quinto ano consecutivo que o porto recebe embarcações de cruzeiros. “Apesar de ser um porto de cargas, as obras de melhoria, a limpeza dos acessos e as condições do turismo local tem sido determinantes para as operadoras de navios de passageiros optarem pelo Porto de Paranaguá”, afirmou
RECEPÇÃO
O navio atracou no Porto às 7 horas, sendo que os passageiros e tripulantes desembarcaram por volta das 8 horas. Logo no cais, eles encontram agentes de informações turísticas e tradutores. Os turistas puderam escolher entre diversas rotas, com atrações no centro da cidade, Ilha do Mel, Morretes e Antonina, entre outros.
Na ocasião, a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) realizou o receptivo a pelo menos 54 turistas estrangeiros de diversos países. Para atender ao público, uma estrutura, com distribuição de materiais informativos sobre os principais pontos turísticos da cidade e também com agentes de informações turísticas e intérprete foi montada.
Além dos turistas, também desembarcaram em Paranaguá cerca de 100 tripulantes da embarcação. "Muitos deles já tinham pacotes turísticos definidos, que incluíram Ilha do Mel, cidades da região litorânea e até Curitiba", lembra o presidente da Fumtur, Cristiano Maia Aichinger.
“A nossa avaliação do receptivo realizado é bastante positiva, porque dezenas de turistas circularam pela cidade e deixaram recursos aqui. Embora tenha sido um navio menor, fizemos o receptivo deste que foi o primeiro da temporada 2016/2017”, comentou.
O cruzeiro partiu de Paranaguá no final da tarde de sábado, às 18h. O MS Midnatsol também retornará a Paranaguá em março, no auge da temporada de cruzeiros da América do Sul.