conecte-se conosco

Turismo

Municípios do litoral aproveitam temporada de cruzeiros para apresentar seus atrativos

A previsão é que o fluxo de visitantes na cidade aumente

Publicado

em

Vindo da Europa, o navio já passou por outros portos / Foto: SETU

O Centro de Paranaguá viveu um dia atípico nesta sexta-feira, 1.º, com o desembarque de centenas de turistas que estavam a bordo do navio MSC Lirica. Para os passageiros em trânsito que optaram por descer no litoral paranaense, a Praça Mario Roque, no Centro Histórico, foi o primeiro destino depois do porto. Uma grande tenda montada pela Adetur Litoral, com apoio da Secretaria de Turismo do Paraná, abriga estandes dos sete municípios litorâneos que oferecem passeios, experiências gastronômicas, atrativos naturais e pacotes para os visitantes.

A previsão é que o fluxo de visitantes na cidade aumente gradualmente e de maneira significativa ao longo das semanas, uma vez que a temporada turística com embarques e desembarques dura até março de 2024. É uma ótima notícia para o setor turístico dos municípios litorâneos. 

Foto: SETU

“Este é um marco no turismo da região e uma oportunidade única para vendermos o destino Litoral para um público novo, que ainda não conhece nossas cidades históricas, praias e ilhas. A intenção não é apenas vender pacotes para o dia, mas encantar esses turistas para que retornem e recomendem passeios nas nossas cidades”, disse o presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho. 

Segundo Ana Oliveira, professora e tradutora que representa o município de Matinhos, um dos pontos mais importantes é o sentimento de pertencimento gerado pela oportunidade de mostrar as raízes da população caiçara.

“É importante demais mostrar de onde a gente é. Falei com cruzeiristas da Dinamarca, Estados Unidos, Montenegro e África do Sul, além de muitos argentinos. Quando você fala da cidade, mostra o município, as praias, as belezas naturais, você percebe que está realmente em um lugar maravilhoso”, comentou.

Foto: SETU

Alice Dalastra, presidente da Associação de Micro e Pequenos Empreendedores e receptiva do município de Pontal do Paraná, espera que o movimento gerado pelos cruzeiros contribua com o comércio local.

“Nós queremos mostrar o que o Litoral do Paraná tem desde o Fandango Caiçara, os produtos artesanais, a muita aventura. Pontal do Paraná, por exemplo, tem muitas opções gastronômicas e estamos apresentando aos turistas os nossos produtos oriundos de um concurso gastronômico que realizamos, o Gastronomia Caiçara”, afirmou. 

A empreendedora, que trabalha com a folha de cataia e seus derivados, produzindo bebidas e temperos, está empolgada.

“A chegada dos cruzeiros é um evento histórico para o turismo do Paraná”, completou.

Para os comerciantes ambulantes que trabalham na praça, nada poderia ser melhor do que a chegada de novos navios. Gislaine Bianche vende bebidas e petiscos com seu carrinho há 20 anos e tem ponto na própria Praça Mario Roque.

“Muita gente chegando, muito calor do verão, a previsão é de vender mais águas e sucos e melhorar o orçamento”, disse. O baiano Cardejane Franca Paiva mora em Paranaguá desde 2017 e vive da venda de pipocas e batatas fritas. “Há muito tempo eu não via tanto movimento”, comentou.

Foto: SETU

O chinês Fang Wang, que embarcou em Veneza, na Itália, junto de sua família e amigos, se encantou com o Paraná.

“É a primeira vez que viemos para cá. Adoramos essa recepção calorosa e queremos conhecer o máximo que for possível”, disse.

NOVIDADE 

Vários turistas, muitos deles internacionais, desembarcaram em Paranaguá nesta sexta-feira, e outros 299 passageiros embarcaram para o seu cruzeiro no porto. Vindo da Europa, o navio já passou por outros portos da costa brasileira antes de chegar em Paranaguá. Ele segue para Itajaí, em Santa Catarina; Punta del Este, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina; retornando na sequência a Paranaguá.

As paradas do MSC Lirica vão acontecer todas as sextas-feiras. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 8, 15, 22 e 29 de dezembro, 5, 12, 19, e 26 de janeiro, 2, 9, 16 e 22 de fevereiro e 1º e 8 de março. As duas primeiras passagens do navio por Paranaguá, no entanto, já estão com as vagas esgotadas. O navio tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.

Foto: SETU

Para o check-in e o check-out foi montada uma estrutura pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, em um investimento de cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura e climatização. A montagem do local, no Complexo Turístico Dom Novak, no Rocio, assim como a praça Mario Roque, que recepciona os turistas em trânsito, contou com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, do Viaje Paraná e da Prefeitura de Paranaguá.

Fonte: AEN

plugins premium WordPress