Turismo

MSC não terá escalas de navios de cruzeiro em Paranaguá na próxima temporada

Empresa diz que motivo acontece devido à adequação global na oferta de navios e novas rotas

foto1 msc claudio neves navio de cruzeiro paranagua scaled

MSC iniciou a operação com embarques e desembarques no município em 2023 (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

No dia 31 de janeiro, atracou em Paranaguá o último navio de cruzeiro da temporada 2024/25. A MSC Cruzeiros, que iniciou a operação com embarques e desembarques no município em 2023, não confirmou uma próxima temporada com escalas no município.

A primeira temporada da operação da MSC em Paranaguá teve escala inaugural no dia 1.º de dezembro de 2023 com o navio MSC Lirica. Foram 15 escalas na temporada 2023/24, de dezembro de 2023 a março de 2024, com embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá. O receptivo montado na Praça Mário Roque movimentou a cidade às sextas-feiras, especialmente a Rua da Praia e o comércio local.

Já a segunda temporada do navio MSC Armonia em Paranaguá começou no dia 17 de dezembro de 2024 e encerrou no dia 31 de janeiro de 2025. Ao todo, oito atracações trouxeram 19.261 pessoas para o litoral paranaense. Destas, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio, os atrativos turísticos, os passeios e os agentes de turismo da região.

A MSC Cruzeiros, em nota, confirmou que não haverá escalas de navios de cruzeiro da empresa na próxima temporada (2025/26), em Paranaguá, e explicou os motivos.

“Em função da adequação global na oferta de navios e criação de novas rotas e programas de cruzeiros nas diferentes áreas geográficas que atua, a MSC Cruzeiros operará com um navio a menos na temporada 2025/2026 no Brasil. Como resultado dessa alteração, não estão previstas escalas no porto de Paranaguá para a próxima temporada”, comunicou a MSC.

Outras operadoras de navios de cruzeiro

Em nota, a Portos do Paraná afirmou que não foi comunicada sobre qualquer decisão da empresa MSC Cruzeiros. Mas, que haverá esforços para negociar com outras empresas com o objetivo de manter a operação no município.

foto3 alessandro vieira navio de cruzeiro paranagua
Temporada mostrou o potencial do Paraná dentro do mercado internacional do setor. (Foto: Alessandro Vieira/CC/AEN)

“A Portos do Paraná não foi comunicada oficialmente de qualquer decisão. O Governo do Paraná, via Portos e Secretaria do Turismo, tem o objetivo de manter a operação de cruzeiros em Paranaguá e vai negociar rotas com outras operadoras ao longo de 2025”, destacou a Portos do Paraná.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, declarou que a temporada gerou uma injeção significativa na economia. “Os turistas puderam conhecer o nosso porto e desfrutar das belezas naturais e da nossa cultura. Sem dúvida, tiveram uma experiência incrível em nosso litoral nesta segunda temporada de cruzeiros”, comentou.

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, afirmou que a temporada mostrou o potencial do Paraná dentro do mercado internacional do setor. 

“Recebemos mais de 19 mil pessoas em Paranaguá, muitas fazendo passeios, comprando em lojas locais e conhecendo nossos atrativos. Isso tudo certamente gerou grande impacto na economia da região. Antes, Paranaguá não estava acostumada a receber grande fluxo turístico. Agora, as empresas e profissionais estão se qualificando, inclusive, para atendimento ao público estrangeiro”, disse Nunes.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, explicou que o Estado já planeja futuras temporadas, consolidando-se como um player estratégico no turismo de cruzeiros. “Os números mostram que a maioria dos turistas em trânsito optaram por desembarcar e conhecer mais de Paranaguá. Em algumas escalas, 90% dos passageiros desceram para explorar nossos atrativos”, destacou.

Barcopar

O presidente da Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo), Eron Farney Brito Nascimento, contou como os barqueiros receberam a notícia de que não haveria a confirmação de uma nova temporada de navios. 

foto2 navio de cruzeiro paranagua 1
Passageiros do navio eram recepcionados na Praça Mário Roque

“Ficamos sabendo recentemente, pegou a gente de surpresa. Ficamos entristecidos, porque a cada sexta-feira o turismo estava se fortalecendo em nossa cidade. Agora não temos mais a chegada do trem, nem dos navios de passageiros, temos que nos reinventar e ver o que pode ser feito para que o turismo consiga ter o seu crescimento em Paranaguá”, disse Eron.

Segundo Eron, a Barcopar transportou de 2500 a 3 mil passageiros só para a Ilha do Mel durante a temporada. “Uma média de 250 pessoas por sexta-feira. Muito da renda dos barqueiros vai para o capital de giro para o município, pois todo ganho foi e é investido aqui. Além do investimento que fizemos em novas embarcações. Torcemos para que haja novas temporadas”, concluiu Eron.

Com informações da AEN

Você também poderá gostar

MSC não terá escalas de navios de cruzeiro em Paranaguá na próxima temporada

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


MSC não terá escalas de navios de cruzeiro em Paranaguá na próxima temporadaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.