Turismo

Litoral se prepara para receber navios de passageiros em temporada que inicia no próximo mês

Paranaguá receberá um navio por semana até março de 2024

No próximo mês, inicia em Paranaguá a temporada de navios de cruzeiro da MSC. Desde que a cidade foi confirmada como ponto de embarque e desembarque de passageiros, o setor de turismo tem pensado em estratégias para oferecer as melhores experiências aos visitantes. Será um navio por semana de dezembro de 2023 até março de 2024. O navio MSC Lirica América do Sul sai de Paranaguá com destino a Itajaí (SC), passa por Punta Del Este (Uruguai), por Buenos Aires (Argentina) e retorna a Paranaguá.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, acredita que esta será uma nova página para o turismo na região. “Conseguimos prever algumas coisas, mas tenho certeza de que seremos surpreendidos positivamente em relação à demanda e ao atendimento, estamos nos aplicando em dar conhecimento para o trade, fazer cursos de qualificação de mão de obra. Junto com o Senac e Sesc fizemos vários cursos gratuitos e vemos que é um processo. A gente vê que quando o mercado se torna competitivo, a busca por qualificação aumenta”, observou Maria.

A primeira temporada de cruzeiros é apontada como uma nova fase para o turismo e também um período de adaptação para os empresários. “Estaremos dedicados durante esses três meses a esse projeto, será um desafio para gente assim como para o segmento do turismo. As pessoas vão entender melhor sobre esse público, o que eles esperam, se trata de um público que tem um orçamento de viagem maior que o turista tradicional. Estamos falando em mais de 50 mil pessoas que visitarão o litoral durante a temporada de cruzeiros, se conseguirmos captar pelo menos uma parte dessas pessoas vamos ter um turismo que vai se sustentar ao longo dos anos e entramos em uma nova fase”, afirmou Maria.

De acordo com a secretária, dados da MSC indicam que cerca de 80% dos passageiros que viajam em navios retornam aos destinos. “É mais que uma oportunidade pontual, podemos mostrar o destino para que essas pessoas retornem a Paranaguá. É um público formado por pessoas do interior do Paraná, da Argentina, do Uruguai, não estamos tão distantes e elas vão retornar se forem bem atendidas e tiverem uma boa experiência”, acrescentou a secretária.

Expectativa e preparação do setor de turismo

O diretor executivo da ADETUR Litoral, José Reis de Freitas Neto, o Juca, explicou que desde agosto ocorrem capacitações nos municípios do litoral para informar sobre a operação dos navios de passageiros. 

“É um trabalho feito pela Secretaria Municipal de Turismo, Adetur e Governo do Estado, em todo o litoral para termos os produtos de todas as cidades representadas. Já estivemos em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e na Ilha do Mel levando informações sobre o receptivo, como atender os argentinos, a questão da moeda, não é recomendado aceitar os pesos porque não tem como trocar no Brasil, devido a desvalorização ser muito grande. O foco é a oportunidade que o navio está trazendo para a cidade”, afirmou Juca.

Cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, passarão pelo litoral todas as sextas-feiras a partir do mês de dezembro. “Em Paranaguá, teremos um receptivo específico para atender o visitante que vai chegar, no qual terá todos os municípios representados e todos poderão vender os seus produtos, estamos tentando agregar todo o trade através das operadoras de turismo. Toda a cadeia turística começa com eles, são eles que vendem. A gente tem uma visão distorcida de operador, mas é ele que leva o produto para fora de Paranaguá”, observou Juca.

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Reuniões são realizadas para alinhar o receptivo desses turistas

Segundo ele, Paranaguá terá cardápios em três línguas e uma capacitação rápida para os garçons para que possam também falar sobre os atrativos da região. “Estamos entusiasmados e felizes porque vamos trabalhar em grupo, algo que queríamos há muito tempo. Os empresários estão trabalhando juntos, vamos fazer material de divulgação, cada um contando a história do seu restaurante”, antecipou Juca.

Ele lembra que este é um momento único para a região que, até então, só recebia navios de forma pontual. “O navio não vai salvar o turismo, mas é uma oportunidade muito grande para o litoral do Paraná mudar sua cultura com relação ao turismo. Nunca vi um trade tão otimista como com o cenário atual e se preparando para atender bem. A iniciativa pública inicia e apoia o turismo, quem leva é a iniciativa privada e esse é o momento de trabalhar”, finalizou Juca.

Convention

O presidente do Convention & Visitors Bureau Paranaguá, André Alexandre, confirmou o entusiasmo dos empresários com a proximidade da chegada dos cruzeiros. “Já estamos movimentando o trade para melhor atender esses visitantes. Nessa semana, tivemos uma reunião com vários empresários para o alinhamento do receptivo. O Convention continuará sendo um agente facilitador, uma associação sem fins lucrativos que visa fomentar o turismo local e unir o setor. Participaram da reunião cerca de 20 empresários entre restaurantes, hotéis e passeios (barco, canoa havaiana, etc) e dois operadores turísticos também que vão nos ajudar na venda de pacotes para os turistas”, contou André.

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.