A Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), realizou na sexta-feira, 21, a Jornada Regiões Turísticas. O evento contou com a presença de lideranças dos municípios da região e empresários para debater assuntos e experiências relacionadas ao setor.
Entre os temas tratados estavam o desenvolvimento de destinos turísticos, importância dos eventos, Sistema de Inteligência Turística, Cadastur, além de uma oficina pocket de projetos. O período da tarde foi voltado para outras oficinas tendo como base cases de sucesso, como o Rota Caiçara, Parque de Vila Velha, Rota Coração da Mata Atlântica e Estância Carmelo.
A diretora geral da Setu, Camila Aragão, entende que o litoral tem muito a se desenvolver, com grande potencial somado às obras estruturantes que estão em andamento.
“Escolhemos Paranaguá por conta da parada dos navios, que eu acho que transformou a cidade, ficou muito movimentada, os comerciantes ficaram felizes, desenvolvemos novos produtos aqui para os turistas virem. A gente escolheu Paranaguá como sendo o nosso segundo evento para a gente conseguir passar aquilo que a Secretaria está pensando como política de turismo, e as pessoas se capacitarem para desenvolver ações dentro do próximo ano e no verão, principalmente”, afirmou Camila.
Segundo ela, as cidades históricas têm explorado bem todas as estações do ano. “Teve festival de jazz, de blues, a própria Ilha do Mel tem uma programação no inverno também rica, a gente está com o inverno tímido ainda, isso também faz com que as pessoas continuem vindo para o litoral, quando não tem chuva também ajuda muito. A gente entende que aqui é um grande destino, seja gastronômico, seja de aventura, seja o pessoal de praia mesmo, aqui é um destino para o ano todo. Estamos trabalhando muito a questão do navio, mas para desenvolver o litoral como um todo, porque aqui é tudo muito perto”, ressaltou Camila.
Adetur
O presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz, disse que a Setu tem visitado todos os municípios do litoral para conhecer os atrativos. “Isso para que a gente possa fazer um trabalho junto com os prefeitos para trazer mais turistas e, até mesmo, os próprios moradores, pois muita gente mora aqui e não conhece todos os atrativos”, declarou Nelson.
O diretor executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto, o Juca, disse que o Jornada Regiões Turísticas é uma iniciativa que busca aproximar o Estado com o trade turístico.
“É o começo de um trabalho de fortalecimento, de entendimento que aconteceu aqui no litoral. Eles vieram conhecer os passeios que não estão nos principais pontos. A gente foi conhecer a Cachoeira do Sagrado, em Morretes, o Morro do Holandês, a Quintilha. A gente vai justamente discutir quais são as rotas, o que há de possibilidade de fazer aqui no litoral. Por exemplo, a rota rural de Paranaguá tem uma possibilidade muito grande, já está bem estruturada, a rota no Guaraguaçu, do Cabaraquara. São coisas que estão funcionando, precisando de um suporte maior de divulgação”, declarou Juca.
Sendo assim, a intenção é abrir novas rotas de turismo no litoral para que os visitantes possam ficar mais dias na região. “Tivemos cases para trazer o que está acontecendo fora, coisas que já estão andando, o que fez mudar as regiões. São coisas que estão funcionando, acho que esse é o principal, aprender com quem está funcionando. Aprender com quem está dando certo. A partir do momento que há interesse do Estado, para nós é excelente, já é meio caminho dado”, ressaltou Juca.
Crescimento do setor
O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, participou do evento e afirmou que, desde o início da gestão, busca fazer com que o turista permaneça mais tempo no município.
“Se nós temos mais rotas, mais investimento do turismo no litoral, o turista vem e fica um dia, dois dias, se for cinco dias, melhor ainda, porque o gasto no município, no litoral, é maior. A gente fica muito feliz do que o Estado e a Secretaria de Turismo estão fazendo para o litoral. Temos que pensar regional, tem atrativos em todas as cidades do litoral”, frisou Brindarolli.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, lembrou do desafio trazido pela Secretaria de Estado do Turismo que foi importante para colocar o município em posição de destaque no setor. “O Verão Maior, com os shows gratuitos, parece fácil, mas é algo que foi trabalhado o ano inteiro. Nós tivemos resistência com isso, mas avançamos muito. Em Guaratuba, a gente saiu do zero, a Secretaria Municipal de Turismo tinha uma mesa e uma cadeira. Hoje, temos estrutura, projetos e apoio do governador, recursos e diálogo”, enfatizou Justus.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, salientou que eventos como as Jornadas Regiões Turísticas trazem o que o litoral precisa para a evolução contínua do setor.
“O turismo é um setor que está aquecido no litoral do Paraná, tivemos uma temporada espetacular, com certeza nós teremos muita movimentação no inverno também, graças à programação que os municípios têm configurado. Um evento como essa Jornada traz a capacitação para formatação de produtos, é o que nós precisamos para explorar ainda mais o nosso turismo, gerar emprego e renda para a região, esse destino que a gente acredita muito como uma regionalização, um bloco só, que se complementa como um destino turístico”, afirmou Maria.
Sebrae
A consultora de negócios do Sebrae PR no litoral, Catiane dos Santos, lembrou que o Sebrae é apoiador do evento e estimula políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico.
“Nós precisamos nos reconhecer um pouco mais enquanto território. Faz total sentido os municípios estarem aqui para discutir uma vocação comum, e o Sebrae está aqui como um apoiador, como uma instituição que entende essa vocação. Os sete municípios têm vocação turística, a gente vem numa crescente, é um tema que é um borbulhamento nos últimos meses, esse despertar favorece muito o nosso litoral, porque na cadeia do turismo, de alguma forma, todos são impactados do início ao fim”, destacou Catiane.
Sobre o evento
Em abril deste ano, foi realizada a primeira edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná. Mais de 150 empreendedores, agentes turísticos, entidades municipais e regionais do setor participaram em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A programação contou com oficinas, orientações e dinâmicas de rodadas de negócios, uma forma de capacitar os envolvidos para que explorem de maneira segura, consciente e com visão de mercado o potencial turístico de seus municípios.