O turismo ecológico, que proporciona um contato mais próximo com a natureza, tem se tornado cada vez mais amplo em possibilidades de passeios. No litoral do Paraná, não faltam opções para quem aprecia descanso e tranquilidade e quer fugir da agitação das cidades. Entre as opções está a Ilha das Peças, localizada a 1h30 de barco de Paranaguá. O local tem cerca de 350 habitantes que tem na pesca artesanal a sua principal atividade econômica.
A Vila das Peças possui pousadas, restaurantes e estabelecimentos comerciais para atender e recepcionar os turistas. As embarcações com destino à Ilha das Peças partem do porto de passageiros de Paranaguá, próximo ao Posto Marítimo. Algumas pousadas na Ilha do Mel também oferecem o passeio para o local. Os barcos saem diariamente às 14h e o valor é de R$ 20.
Turistas podem fazer um passeio na ilha deserta para observação de aves marinhas
Outra forma de chegar até o local bastante comum é por meio de grupos privativos, montados por algumas agências de viagens, que oferecem excursões de fim de semana para a Ilha das Peças. O movimento é constante durante todo o ano e não apenas durante a alta temporada.
Segundo a agente de turismo Lígia Rodrigues, que atua em uma agência em Curitiba, a procura pelas ilhas consideradas “alternativas” à Ilha do Mel, tem aumentado a cada temporada. “Ilha das Peças e Superagui são as duas que mais trabalhamos, e que as pessoas têm procurado bastante”, afirmou.
Grupos se unem para descobrir os encantos da Ilha das Peças
Os passeios de ecoturismo são garantidos para os visitantes. “A gente costuma levar até a ilha deserta para observação das aves marinhas, em uma caminhada de uns quatro quilômetros, e também passeios com embarcações menores e canoas caiçaras para a baía dos golfinhos, que garante também a observação da vegetação do mangue, restinga, caranguejos, entre outros. Esta é a região do berçário dos golfinhos, uma área mais abrigada do Parque Nacional do Superagui, que é um local bem mais conservado”, explicou Lígia.
As ilhas também são bastante procuradas para o Carnaval, época que algumas pessoas preferem fugir da folia e das festas, preferindo o descanso proporcionado por belas paisagens e espaços ricos em biodiversidade. A Ilha das Peças ainda possui o “Clube das Mães, Amigas e Colaboradoras”, uma organização criada para auxiliar as mulheres, geralmente esposas de pescadores, que realizam atividades beneficentes, além de manterem restaurantes, panificadora e mercearia.
Fotos: Catia Zela de Sá