Turismo

Governo do Estado e comerciantes esperam a melhor temporada de verão no litoral do Paraná

Investimentos têm refletido na valorização da região

w234vv3b

A temporada de verão 2022/2023 foi considerada pelo Governo do Estado como a melhor da história. No entanto, o Verão Maior Paraná, iniciado no dia 16 de dezembro, promete ser ainda melhor em virtude do mercado que está aquecido, de maior investimento aplicado e das obras que estão em execução na região. Foram cerca de R$ 80 milhões investidos novamente para movimentar a economia no litoral e nas praias de água doce da região Noroeste.

Atrações não faltam para aproveitar o verão no litoral paranaense. Há uma extensa programação de shows, atividades na areia, esporte, lazer, cultura, reforço na segurança, acessibilidade e apelo para a sustentabilidade. Tudo isso tem refletido nas reservas nos hotéis e pousadas, movimentação nos bares e restaurantes e comércio em geral e também no setor imobiliário.

Na última temporada, segundo um levantamento da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, a ocupação do setor hoteleiro durante o período chegou a 90% entre o fim de 2022 e o início de 2023. Apenas na virada do ano, a estimativa é de que a cidade tenha recebido entre 550 mil e 600 mil pessoas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, não há como precisar um número de visitantes nesta temporada, mas a expectativa é que seja melhor que a passada devido a um número maior de casas alugadas.

7l9y1bmp
“Estamos resgatando o litoral que ficou abandonado e hoje passou a ser uma grande referência no Brasil”, disse o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Foto: SETU

Durante o lançamento da operação Verão Maior Paraná, em Guaratuba, o governador, Ratinho Júnior, enfatizou que esse é o maior investimento da história já feito no litoral paranaense. “Estamos resgatando o litoral que ficou abandonado e hoje passou a ser uma grande referência no Brasil, tanto é que estamos com a expectativa de receber quatro milhões de turistas em 90 dias, é muito além daquilo que historicamente o Paraná tem, fruto de uma boa infraestrutura, do entendimento do comércio de atrair cada vez mais os turistas com melhores restaurantes, pousadas, hotéis”, frisou Ratinho Júnior. 

Valorização 

A proprietária de uma imobiliária em Matinhos, Adriana Rocha, disse que com a chegada da temporada, o mercado de imóveis fica aquecido, mas desta vez tem sido ainda mais expressiva. “Nesse período, o número de aluguéis aumenta, mas agora com a revitalização da orla, aumentou expressivamente, porque desperta a curiosidade do pessoal retornar ao nosso litoral para conhecer, para ver como está ficando toda essa revitalização, os novos pontos turísticos, os espigões que chamam a atenção”, disse Adriana.

A revitalização da orla, obra do Governo do Estado que está 89% concluída, foi fundamental para esse aumento, de acordo com a empresária. “Como o litoral estava desvalorizado, agora com esses novos investimentos, com certeza a procura está muito maior e já refletiu no número de locações, além da valorização dos imóveis disponíveis”, afirmou Adriana.

Há 10 anos atuando no ramo imobiliário, a empresária afirma que este é um momento único na região. “Com certeza este é um momento histórico. Uma obra de várias décadas atrás, um projeto que nunca saia do papel. E com a nova gestão do governador se tornou realidade”, frisou Adriana.

Você também poderá gostar

Governo do Estado e comerciantes esperam a melhor temporada de verão no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Governo do Estado e comerciantes esperam a melhor temporada de verão no litoral do Paraná

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.