A inclusão de Paranaguá na rota de paradas do navio de cruzeiro Lirica, da MSC, fomenta a economia com um número cada vez maior de turistas em trânsito, ou seja, que descem do navio para conhecer os atrativos da região. Na sexta-feira, 15, mais de 1,5 mil pessoas foram recepcionadas ao som do samba na Praça Mario Roque, no Centro Histórico da cidade.
Em uma tenda montada pelo Governo do Estado, por meio de convênio com a Adetur Litoral e a prefeitura da cidade, é disponibilizado um local para recepção, venda de atrativos e produtos locais dos sete municípios do Litoral. Profissionais que falam outras línguas, como inglês e espanhol também ficam a postos para atender os visitantes.
Entre as opções mais procuradas está o passeio na Ilha do Mel, com guia turístico, indicação de passeios e restaurantes. No mesmo pacote, os interessados podem ainda fazer uma visita ao Aquário de Paranaguá e saborear o tradicional sorvete da cidade.
Moradora de Santa Catarina, Suzana Pena, que viaja com a filha no cruzeiro de sete dias, escolheu este passeio para se refrescar no dia quente. “Queremos conhecer porque muitas pessoas da nossa cidade já foram e comentaram que gostaram”, afirmou.
Também com destino à Ilha do Mel, o casal Carlos e Rebeca Flores são do Rui Grande do Sul.
“Estamos aqui para conhecer porque é um local que temos boas referências e já ouvimos falar muito bem”, disseram.
Entre os passeios ofertados também estão City Tur em Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina, passeios de barco pela baía e pelo Porto de Paranaguá, e restaurantes – especialmente que servem o tradicional barreado. Também há produtos típicos da região, como a bala de banana, cachaça e artesanatos.
RETORNO
O navio Lirica faz escala em Paranaguá sempre às sextas-feiras – esta foi a terceira. Além de movimentar o turismo local, o objetivo do Governo do Estado ao viabilizar a parceria com a empresa MSC é oferecer um canal mais fácil de embarque em navios cruzeiros.
A família de Bruna Gabriela estava ansiosa para entrar no navio pela primeira vez.
“Chegamos bem cedo e decidimos fazer esse cruzeiro somente porque tem a saída por Paranaguá agora. E também ficamos felizes por ser um crescimento para cidade. Turismo é sempre importante”, afirmou a moradora de Curitiba.
Fonte: AEN