Na quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi, os moradores que estiverem visitando o litoral do Paraná podem conferir as atrações do Aquário Marinho de Paranaguá e do MAE-UFPR (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná). Ambos os locais contam com programação e exposições para os visitantes.
Aquário de Paranaguá
O Aquário de Paranaguá está aberto todos os dias, das 10h às 18h. Nos dias 30 de maio e 2 de junho, haverá a apresentação das sereias, às 15h, com duração de 15 minutos, e a atração já está inclusa no ingresso.
As sereias são mãe e filha, Nane e Ayla, que encantam as crianças com as personagens que vivem no fundo do mar. Elas nadam com os peixes e brincam no maior tanque do Aquário, o oceano, localizado na parte térrea, próximo ao pinguinário. Esta é uma atração pensada para atrair o público e oferecer novidades para quem já conhece e prestigia o espaço.
- Governo do Paraná e Airbnb lançam rota para promover turismo sustentável no litoral
- Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná
Dividido em três andares, o Aquário de Paranaguá possui mais de 26 recintos com animais de diversas espécies. Em sua maioria, são encontrados animais do litoral paranaense, porém na visita também é possível conhecer animais exóticos como o tubarão-bambu, encontrado na Ásia, diversas espécies de arraias e até jacaré.
O local foi construído para trabalhar a educação ambiental dos visitantes e também contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais.
Museu de Arqueologia e Etnologia
O MAE-UFPR (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná), antigo Colégio dos Jesuítas, fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 20h, inclusive na quinta-feira, feriado de Corpus Christi.
A entrada do Museu é pela Rua XV de Novembro, n.º 575, e totalmente gratuita. São 1.720 mil metros de área construída em três pavimentos no prédio que data de 1.755.
Entre as exposições que o público pode conferir está a “Mestre do Fandango”, que é realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur) e presta homenagem aos mestres fandangueiros do litoral do Paraná que tiveram contato com o MAE-UFPR, destacando seu papel na preservação e transmissão de sua viva cultura.
O fandango, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é realizado pelas populações caiçaras do País por meio de elementos como música, dança e instrumentos artesanais. A história e a relevância cultural do Fandango são transmitidas através de fotos, com o objetivo de ressaltar a importância dessa tradição para as comunidades locais e sua relação com o próprio Museu.
Os visitantes também encontrarão a exposição “Saber, fazer e celebrar a vida”, que traz objetos feitos artesanalmente de cerâmica, esculturas em barro, cestos e cestas, mantas e teares no acervo de Cultura e Saberes Populares. A atração também exalta a diversidade da fé, marcada pela religiosidade e a fusão de crenças e práticas rituais, os brinquedos e brincadeiras que sofrem transformações, as festas brasileiras e a casa caiçara.
Com informações do Aquário de Paranaguá e MAE-UFPR