Turismo

Agepar lança campanha de conscientização para usuários da travessia da Ilha do Mel

Medidas evitam que os turistas tenham imprevistos ou transtornos

qfel1rfj

ILHA DO MEL

Com a proximidade da temporada de verão, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) está lançando uma campanha de conscientização para os usuários da travessia da Ilha do Mel, com embarque em Pontal do Paraná. A ação traz orientações para utilização deste serviço público, com o objetivo de garantir a segurança e integridade física dos turistas durante o percurso, em barcas ou táxis náuticos.

Entre as recomendações, estão a compra de bilhetes em pontos de venda autorizados, embarque somente no Terminal Aquaviário Público e utilização apenas de embarcações habilitadas. Essas medidas evitam que os turistas tenham imprevistos ou transtornos durante a travessia, pois servem como garantia de que as embarcações utilizadas estão de acordo com todas as normas de segurança estabelecidas pela Capitania dos Portos, como limite permitido de passageiros e quantidade suficiente de coletes salva-vidas.

Entre as recomendações, estão a compra de bilhetes em pontos de venda autorizados

A utilização de transporte com permissão para operar diminui o risco de acidentes no percurso, assim como as chances interceptações por agentes de fiscalização durante a travessia. As embarcações autorizadas são aquelas que participaram de chamamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL/PR) ou que assinaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) com a Agepar. A lista completa das embarcações autorizadas está disponível no site da Agência, neste link.

Além disso, comprando o bilhete nos pontos de venda autorizados, o turista adquire o seguro de viagem obrigatório, além de contribuir com melhorias no próprio serviço e também no Terminal Aquaviário Público. Atualmente, apenas a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) tem permissão para comercialização dos bilhetes. Considerando as recentes denúncias de irregularidades na venda de bilhetes, a compra em pontos de vendas autorizados se torna ainda mais importante para evitar o estímulo a esse tipo de ocorrência.

Com realização da Agepar, a campanha ainda conta com o apoio do Governo do Estado, SEIL/PR, SESP/PR, Sedest/PR, IAT, PMPR, PCPR, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pontal do Paraná e Prefeitura de Paranaguá.

AGEPAR

A Agepar é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação.

Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres (ferryboat de Guaratuba e travessia da Ilha do Mel); saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios do Detran). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas. 

Confira mais algumas orientações para utilização do serviço:  

– Compre os bilhetes somente no Terminal Aquaviário Público ou nos pontos de venda da Abaline, incluindo o site

Adquirindo as passagens nos pontos de venda autorizados, o turista tem a garantia de que está viajando em embarcações habilitadas para operar o serviço público e que estão de acordo com todas as normas de segurança exigidas. Isso também garantem que o turista esteja assegurado pelo seguro de viagem obrigatório, cujo valor está embutido no preço da passagem.

Além disso, o usuário ainda colabora com melhorias no próprio serviço e também no Terminal Aquaviário Público, pois todos os valores previstos no preço da passagem têm a destinação correta. Os locais de venda autorizados são a bilheteria oficial do Terminal Aquaviário Público e o site da Abaline, além de outros pontos disponibilizados pela empresa.

– Utilize somente o Terminal Aquaviário Público e embarcações que estejam devidamente autorizadas, listadas no site da Agepar

O Terminal Aquaviário Público é o único ponto que disponibiliza embarcações autorizadas e habilitadas para embarque em Pontal do Paraná. Embarcando em outros locais, considerados impróprios, o turista pode acabar utilizando embarcações irregulares, que estão sujeitas a sanções, inclusive interceptação por agentes de fiscalização durante o trajeto.

Embarcações autorizadas e habilitadas são aquelas que participaram de chamamento público da SEIL/PR ou que assinaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) com a Agepar. Caso o embarque esteja ocorrendo em terminais impróprios, mesmo que as embarcações estejam autorizadas, isso também caracteriza uma irregularidade, que deve ser denunciada para que a empresa em questão seja notificada. Veja a lista.

– Certifique-se de utilizar a pulseira adquirida no terminal ou nos pontos de venda da Abaline, junto com o bilhete

A pulseira de identificação adquirida junto com o bilhete, no Terminal Aquaviário Público ou em outros locais disponibilizados pela Abaline, serve como comprovação de que o viajante comprou a passagem nos pontos de venda autorizados e está utilizando uma embarcação habilitada para operar. O acessório deve ser usado tanto no Terminal Aquaviário Público quanto na travessia propriamente dita.

Além disso, auxilia no controle de entrada de turistas na Ilha do Mel, para que o limite diário de 5 mil visitantes não seja excedido. Se a compra da passagem tiver sido efetuada pelo site da Abaline, o usuário receberá um voucher online, que deve ser validado ao chegar ao Terminal Aquaviário Público, trocando-o pelo bilhete impresso e pela pulseira de identificação.

– Cuidado com abordagens no caminho até o terminal, oferecendo embarque em local impróprio e até transporte irregular

Alguns estacionamentos no entorno do Terminal Aquaviário Público oferecem o serviço de travessia de passageiros, mas com embarcações irregulares, que não possuem autorização nem são habilitadas, e que saem de local impróprio. Portanto, a orientação é para que o usuário não ceda a abordagens realizadas no caminho até o terminal, efetuando a compra dos bilhetes somente nos pontos de venda autorizados e embarcando somente no Terminal Aquaviário Público.

Caso seja possível, recomenda-se a compra antecipada pela internet, por meio do site da Abaline. Assim, o usuário não corre o risco de acabar adquirindo os bilhetes em pontos de venda não autorizados, reduzindo-se o risco de ser abordado e/ou coagido a utilizar embarcações irregulares.

– Confira se a embarcação atende às normas de segurança, limite de passageiros e quantidade correta de coletes salva-vidas

Ao utilizar transporte autorizado e habilitado, o usuário tem a garantia de que está viajando em embarcações que obedecem às normas de segurança exigidas para a travessia, como limite máximo de passageiros e quantidade suficiente de coletes salva-vidas.

Embarcações que não estejam de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela Capitania dos Portos podem estar mais sujeitas a acidentes e até ser interceptadas por agentes de fiscalização durante o trajeto. 

– Caso o usuário do serviço perceba alguma irregularidade no processo de aquisição compra do bilhete, durante a travessia ou no momento do embarque/desembarque, a situação deve ser denunciada pelos seguintes canais:

Ouvidoria da Agepar: 0800-6442013 – www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Ouvidoria-Agepar

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL): (41) 99960-0661 – www.infraestrutura.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-o-Ouvidor

Prefeitura de Pontal do Paraná: (41) 99245-1928 – www.pontaldoparana.pr.gov.br

Abaline: (41) 3455-2616 – www.abaline.com.br/novo

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Agepar lança campanha de conscientização para usuários da travessia da Ilha do Mel

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Agepar lança campanha de conscientização para usuários da travessia da Ilha do Mel

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.