Representantes de Estados, regiões turísticas e municípios de todo o País participaram do 1.º Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo + Integrado nos dias 22 e 23 de novembro, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. A Adetur Litoral e a Adetur Cataratas foram as escolhidas pela Paraná Turismo para apresentarem seus modelos de gestão.
“Fomos em um número muito grande, o Paraná detém 19 instâncias de governança que subdivide todo o Estado. Foram, pelo menos, cinco instâncias de governança presentes no seminário e, depois de dois dias de apresentação, concluiu-se que nós, o litoral do Paraná e Foz do Iguaçu, são as mais evoluídas e preparadas do País”, contou a presidente da Adetur Litoral, Fátima Aguiar.
Segundo ela, o reconhecimento fortalece as ações de desenvolvimento turismo realizadas na região. “Este é um momento muito bonito para nós, porque somos o segundo endereço de entrada de estrangeiros do País e somos o que pode ser definido como terceiro setor, que une o privado ao público, o privado através do empresariado e o público através de providências de infraestrutura necessárias para a evolução do turismo. A nossa região é iminentemente turística e nós precisamos, cada vez mais, desenvolver esse turismo, mas estamos extremamente contentes em sermos destaque no País”, acrescentou Fátima.
Entre os aspectos observados estão a compreensão local sobre a necessidade de união para o fortalecimento do empresariado para que haja o crescimento regional. “Retornamos muito satisfeitos, o trabalho é imenso, estamos dia a dia fortalecendo o empresariado regional dos sete municípios para a necessidade de união, o grande concorrente está em São Paulo e Santa Catarina, os sete municípios do litoral possuem belezas únicas que não existe em nenhuma outra região”, concluiu Fátima.
Mobilização regional
A executiva na Adetur Litoral, Patrícia Assis, disse que o seminário no Ministério do Turismo comprovou o quanto as instâncias de governança do Paraná estão avançadas. “As demais regiões do Brasil assistiram atentas e ao final aplaudiram muito a Adetur Litoral pela apresentação. O litoral é a menor região turística do Brasil, manter o destino engajado, sensibilizado e mobilizado é um trabalho árduo e constante que nem sempre conseguimos, mas continuamos tentando e provando que os trabalhos têm dado certo e surtido efeitos positivos”, declarou Patrícia.
A última gestão da Adetur Litoral, de acordo com a executiva, pautou suas ações 100% na qualificação da mão de obra local. “Somente assim conseguiríamos chegar em 2023 prontos para focar na promoção do destino, pois teremos bons produtos formatados, precificados e o mais importante, com muita qualidade e segurança para o consumidor final, dessa forma chegaremos no próximo ano focados em gerar conversão, vender o nosso destino”, antecipou Patrícia.
Para ela, é fundamental que os sete municípios do litoral estejam engajados e unidos para a promoção do turismo. “Precisamos ainda fazer entender que o turismo é o nosso maior vetor de desenvolvimento socioeconômico, e há uma urgência na compreensão para que as secretarias sempre estejam alinhadas com a IGR trabalhando o posicionamento de mercado enquanto um destino chamado litoral, a união dos sete municípios é a única forma de competirmos com outros destinos turísticos nacionais e internacionais”, finalizou Patrícia.