No dia 1.º de dezembro deste ano, começa a temporada do navio de cruzeiros MSC Lirica, com embarque e desembarque em Paranaguá. Para mobilizar e preparar o setor de turismo na região, a Portos do Paraná realizou o 1.º Fórum de Navios de Cruzeiro. O evento ocorreu na manhã de terça-feira, 20, com a participação de autoridades do Estado e municípios da região.
Durante o encontro, representantes da Portos do Paraná e do Estado discorreram sobre o trabalho e as expectativas para movimentar o turismo na região. Além disso, o supervisor de Operações de Cruzeiros da MSC, Javier Carnevale, realizou uma palestra com o tema “O navio e o negócio em si, Turismo de Cruzeiros da empresa”.
O diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse que o evento é importante para preparar a comunidade envolvida para a chegada dos navios. “Temos uma empresa confirmada para a temporada deste ano, que vai até março do ano que vem. Outra empresa grande que também faz a costa brasileira está sinalizando e a gente precisa se preparar. Não é só no aspecto portuário que temos que estar preparados, os turistas que aqui chegarem precisam entender que é uma boa cidade, um bom lugar para descer, senão na próxima temporada não haverá interesse”, disse Luiz Fernando.
Na rota dos cruzeiros, Paranaguá precisa estar articulada para oferecer serviços aos passageiros no que se refere a restaurantes e comércio em geral. “Este é um momento de alinhamento para que a gente tenha um tempo suficiente de preparo para que quando os navios comecem a chegar, estejamos bem alinhados em todos os poderes estadual, municipal e os comerciantes”, frisou Luiz Fernando.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, lembrou que receber navios de passageiros é uma oportunidade de desenvolver a região. “Foi uma conquista muito grande trazer a MSC e outras companhias que estão chegando, mas agora o trabalho é preparar a nossa cidade e organizar o nosso litoral para bem atender os turistas para que possam ter uma boa recordação. As pessoas poderão comprar nosso artesanato, conhecer a nossa culinária, as nossas paisagens e ajudar o litoral a desenvolver esse grande setor do turismo e de geração de emprego e renda”, afirmou Pioli.
Segundo Pioli, representantes dos sete municípios do litoral foram convidados para participar do Fórum. “O litoral tem muitos atrativos, o passageiro vai chegar aqui com um roteiro, podendo conhecer Matinhos, Morretes, a Ilha do Mel, tem passeios pelas nossas comunidades marítimas, o turista vai poder almoçar em uma cozinha comunitária em Piaçaguera, Amparo, em lugares que vão deixar experiências únicas a eles. Nosso potencial é muito grande”, ressaltou Pioli.
Infraestrutura no litoral
O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirmou que sempre foi uma intenção do governador Ratinho Júnior trazer um navio de cruzeiro. “Nosso governador gostaria que o porto tivesse uma visão diferente, que tivesse os olhos voltados para Paranaguá, para melhorar a vida das pessoas, aumentar a renda. Nesse sentido foi feito um trabalho muito grande para que o porto pudesse abrir um espaço para receber esses navios, sem prejudicar toda a estrutura de exportação e importação”, destacou Márcio Nunes.
Ele também mencionou as obras aplicadas para melhorar a infraestrutura no litoral, como a engorda da praia de Matinhos, a ponte da Ilha dos Valadares e a ponte de Guaratuba. “Mais importante que isso é criar um conceito. O governador criou um conceito de que é muito importante crescer e se desenvolver, gerar emprego e melhorar a vida das pessoas e cuidar do meio ambiente, que as coisas não deixam de ser complementares. No turismo responsável, quem usa, cuida”, frisou o secretário.
Nova página
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, declarou que a vinda do navio de cruzeiro significa uma nova página para o turismo na região. “Toda a região será beneficiada, é um trabalho em conjunto da Prefeitura de Paranaguá, da Portos do Paraná, Governo do Estado, e agora a MSC que é nossa empresa parceira. A gente está muito ansioso, há muitos agentes já trabalhando para essa recepção e reunir todos em um mesmo momento é importante para alinhar a conversa. Estamos discutindo muito o turismo histórico em Paranaguá e isso para a gente é sensacional”, enfatizou Maria.
O MSC Lirica tem capacidade para mais de dois mil passageiros, além dos tripulantes, que também podem descer para conhecer e explorar a região. O diretor executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto, disse que a recepção desse grande número de passageiros é um desafio para todo o litoral.
“Precisamos ter capacidade de receber esses turistas, em questão de hotéis e restaurantes. Precisamos saber de que forma temos que estar preparados, temos que ter toda uma estrutura para receber bem. Um navio com um número de passageiros tão grande como esse o litoral não vê há anos. Fico feliz porque a Adetur sempre cobrou isso do Estado e essa gestão tem chamado para conversar sobre o litoral”, comentou José Reis.
O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, também participou do 1.º Fórum de Navios de Cruzeiro e revelou a expectativa do município. “A vinda dos navios de cruzeiro, que farão o embarque e desembarque no porto de Paranaguá, é uma grande vitória para todo o litoral, para os sete municípios. Temos uma expectativa muito boa em Antonina, estamos preparando as nossas atrações, os nossos empreendedores estão focados nessa nova possibilidade que se abre. Certamente, será um indutor do turismo em toda a região”, disse José Paulo.