conecte-se conosco

Turismo

1.ª Trilha Caiçara Mario Roque acontecerá no dia 29 de maio em Paranaguá

Com percurso de 14 quilômetros, trilha percorrerá Ponta do Ubá, São Miguel e Piaçaguera

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá/Arquivo

Um evento que mescla turismo, esporte, cultura e meio ambiente acontecerá em Paranaguá no próximo dia 29 de maio (domingo): trata-se da 1.ª edição da Trilha Caiçara Mario Roque, que percorrerá a Ponta do Ubá, São Miguel e Piaçaguera. O percurso durará cerca de duas horas e meia e, além das belezas naturais da cidade-mãe do Paraná, trará também experiências junto às comunidades parnanguaras, sendo realizado pela Prefeitura de Paranaguá, através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secultur) e de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com a Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo e Transporte do Estado do Paraná (Barcopar).

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Ângela Plahtyn Torres, o evento, além de evidenciar um território com belezas únicas de Paranaguá, é também importante no setor turístico. “Ele será um exemplo no que tangem ações que podem ser realizadas pelos operadores turísticos, como mais um produto da nossa baía”, explica.

“A trilha caiçara leva o nome do nosso saudoso Mario Roque pois foi idealizada por ele,  um apaixonado pelas comunidades em que a trilha passa. A primeira edição tem um detalhe muito especial, acontece na data em que celebramos mais um aniversário do Mario Roque, com certeza de uma maneira que ele gostaria de comemorar. Nessa ideia, junto da Semapa e das demais secretarias que prestarão apoio a esse evento, a Barcopar vem para somar na operacionalização”, explica Maria Ângela.

Secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Ângela Plahtyn Torres, destaca importância do evento e valorização da cultura caiçara, “ressignificando sua definição e explorando o que há de melhor em suas tradições”, completa (Foto: Divulgação)

De acordo com a gestora, além de ter oportunidade de mostrar o território ribeirinho de Paranaguá, os participantes poderão ver todas as riquezas naturais do município. “Será algo extraordinário. Certamente essa exposição trará muitos turistas a esses espaços, para conhecer os saberes tradicionais dessas comunidades, especialmente sua gastronomia. O que é um resgate e valorização da cultura caiçara, ressignificando sua definição e explorando o que há de melhor em suas tradições.  Além disso, as paisagens são as mais diversas, maravilhosas, o que só confirma a necessidade de se preservar esse pedaço de paraíso”, completa.

Barcopar destaca importância da trilha para o turismo náutico

O administrador e sócio da Barcopar, Eron Farney Brito Nascimento, destacou que a realização da trilha caiçara é importante, sendo mais um grande atrativo no calendário das comunidades e do município, somando também à questão do turismo náutico. “Teremos quatro embarcações para transportar os participantes. O início do embarque ocorrerá no pier da Barcopar localizada em frente à Praça de Eventos Mário Roque (Tutoia). Será oferecido um café dentro das embarcações, com concessão de todo o equipamento de salvatagem exigidos pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), com coletes salva vidas, bóias, entre outros itens”, explica.

Eron Nascimento, administrador e sócio da Barcopar, destaca que quatro embarcações farão o transporte dos participantes, com segurança, conforto e café da manhã na ida (Foto: Divulgação)

“O objetivo é dar tranquilidade e segurança aos participantes da trilha, proporcionando um passeio maravilhoso até a Ponta do Ubá, onde a trilha é iniciada”, explica Eron. O administrador afirma que o evento objetiva alavancar o turismo náutico em Paranaguá.  “Isso irá gerar uma visibilidade no cenário estadual e fora dele. Temos pessoas de outros estados inscritas no evento. Agradecemos ao município, por meio da Secultur e Semap, pela parceria para que o evento possa ocorrer com apoio e estrutura”, afirma. 

Inscrições

Eron Nascimento afirma que as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Barcopar, com estrutura localizada na rua João Régis, n.º 1, Mercado Municipal Nilton Abel de Lima, segundo piso, ou pelos telefones (41) 3425-6173 ou (41) 99900-0908. “A Barcopar dispõe o WhatsApp +55 41 3425-6173 para dúvidas e aquisição dos kits. Para demais dúvidas a Secultur fica à disposição através do telefone 41 3422-6290. Lembrando que as vagas são limitadas”, completa a secretária de Cultura e Turismo, Maria Ângela.

As inscrições irão custar R$ 120,00, com pacote completo e kit que conta com transporte náutico, almoço e camiseta. “A saída será do trapiche da Barcopar que está situado em frente da Praça de Eventos Mário Roque, às 7h. e retorno após o almoço (15h). Os interessados devem entrar em contato com a Barcopar para adquirir seu kit”, finaliza a organização do evento.

Percurso terá duas horas e meia e percorrerá comunidades tradicionais de Paranaguá, com direito a conhecer belezas naturais e gastronomia local (Arte: Divulgação)