Desde domingo, 2, até a quinta-feira, 6, três tombamentos de caminhões aconteceram na BR-277, via federal que é a principal ligação entre Curitiba e o litoral e acesso ao Porto de Paranaguá, que atrai cargas de todo o Paraná e de outros Estados e, consequentemente, o tráfego de veículos pesados junto a leves na estrada que atravessa a Serra do Mar. Segundo a concessionária responsável, há um Centro de Controle Operacional (CCO) em plantão contínuo, com dezenas de funcionários e cerca de 25 veículos operacionais.
Apesar de toda a estrutura, nos últimos dias interrupções de tráfego e filas aconteceram com incidentes envolvendo caminhões na BR-277, visto que os veículos pesados necessitam de horas de atuação para retirada das cargas e liberação da pista, algo que gera um alerta de possíveis transtornos e atenção para evitar acidentes aos motoristas, que aumentam consideravelmente na via com a proximidade da temporada de verão.
O incidente mais recente aconteceu na quarta-feira, 5, por volta das 11h30, com um tombamento de caminhão no KM 33 da BR-277 sentido litoral, ocasionando tráfego em meia pista no local. Não houve filas neste incidente, com trabalho contínuo das equipes da concessionária para destombamento e limpeza da pista. Na segunda-feira, 3, o tráfego foi paralisado na madrugada, por volta das 0h15, com interdição total no KM 36 da via federal sentido Paranaguá. Na ocorrência, um caminhão carregado com frios tombou na rodovia e espalhou sua carga pela pista.
No domingo, 2, dentro do primeiro fim de semana de dezembro, que já rende alto fluxo de turistas utilizando a BR-277 para ir e voltar das praias, em torno das 16h50, no KM 43 um caminhão teve problemas em sua carreta que simplesmente se soltou do veículo, chegando a gerar 15 quilômetros de lentidão, algo somado à neblina na Serra do Mar, com trânsito em meia pista sentido Curitiba e atuação das equipes da concessionária no trecho.
ORIENTAÇÕES DA CONCESSIONÁRIA
Segundo a concessionária responsável pela BR-277, com as ocorrências registradas com caminhões, a atenção é algo essencial, principalmente no final de ano, quando o fluxo aumenta. “As orientações sempre são visando à segurança de ambos: andar na velocidade adequada para a via; não beber e dirigir e não utilizar o celular ao trânsito”, explica a assessoria.
Há cerca de 25 veículos para rotas operacionais, como os últimos incidentes com caminhões e qualquer tipo de acidente, entre eles estão guinchos leves e pesados, ambulâncias, carros operacionais e caminhão para manuseio de produtos perigosos.
ÁREA DE REFÚGIO
Questionada sobre a necessidade de uma área de refúgio na região da Serra do Mar da BR-277, a concessionária afirma que existe esta possibilidade. “O local é estratégico e está antes de algumas sinuosas curvas da Serra do Mar. Além disso, há uma tangência adequada para a instalação do projeto”, informa a assessoria.