O Programa de Estacionamento Regulamentado (PERTO) vai ampliar de 30 para 50 as vagas para os idosos em Paranaguá. Com isso, o município passará a oferecer quase 10% do total de vagas, uma quantia bem maior do que a lei estipula.
A informação foi repassada esta semana pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran). “Nosso sistema é rotativo. O motorista pode ficar até duas horas estacionado na vaga destinada ao idoso desde que apresente no painel do veículo a credencial”, explica o guarda Leônidas Martins, superintendente municipal de trânsito.
Ele reforça ainda que as novas vagas serão implantadas até o final de maio, melhorando, desta forma, o sistema do estacionamento para os idosos que muitas vezes têm dificuldades para encontrar vagas para estacionar seus veículos. A coordenadora de operações da Sumtran, a guarda Monica Araujo, alerta que outros motoristas que estacionam nas vagas para idosos são multados em até R$296. Já o idoso que estacionar fora das vagas reservadas recebe um aviso de infração e tem até três dias para regularizar.
VAGAS
A Sumtran está repassando aos motoristas um aviso, em especial aos usuários das vagas de necessidades especiais e idosos, com base no decreto n.º 2.256 artigo 3.º de 2 de fevereiro de 2015. As vagas destinadas exclusivamente para pessoas com deficiências e idosas, devidamente demarcadas, estão isentas da cobrança do PERTO, mas somente poderão ser ocupadas mediante a exposição visível no interior do veículo de credencial de autorização, expedida pelo órgão competente de trânsito, por prazo máximo de duas horas, sob pena de notificação/infração com base no Código Brasileiro de Trânsito. Nas demais vagas terão que fazer uso do cartão PERTO.
Para fazer a credencial, basta se dirigir à Sumtran, localizada ao lado do Corpo de Bombeiros no Conjunto Nilson Neves. A credencial deve ser renovada a cada dois anos.