Na manhã de terça-feira, 18, a Prefeitura de Paranaguá realizou a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas. O tema deste ano será a frase “Nós Somos o Trânsito”, visando a envolver a sociedade local em ações de melhoria da mobilidade e coexistência pacífica no trânsito parnanguara. Além disso, o evento serviu para realizar o encerramento do projeto “Educação no Trânsito nas Escolas”, que foi realizado com centenas de alunos de cinco escolas municipais das colônias e objetivou conscientizar o futuro da sociedade em torno das legislações de trânsito e mobilidade urbana.
“Elaboramos diversas atividades durante todo o ano, com a finalidade de mudar a consciência das futuras gerações. Não pretendemos formar condutores, mas sim cidadãos. Ao final do projeto, pedimos que as crianças fizessem maquetes com a temática do trânsito e hoje podemos ver o resultado”, afirma a guarda civil municipal Miriam Gomes de Souza, da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) e da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg).
O prefeito Marcelo Roque participou da abertura e fez questão de parabenizar o trabalho da GCM em prol de um trânsito mais seguro em Paranaguá.
PROGRAMAÇÃO
O superintendente da Sumtran, Leônidas Martins Júnior, afirma que a Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. “O objetivo é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”, explica.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema “Nós Somos o Trânsito” para o evento deste ano em todo o País, como foco na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020. “Para este evento, a Divisão de Educação Para o Trânsito desenvolveu o Projeto Trânsito na Escola de Campo, no qual realizou aulas teórica e prática, e a partir disso estamos realizando hoje a abertura da Exposição da Semana Nacional do Trânsito que visa a apresentar através de maquete os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da Escola de Campo, a partir das aulas que foram realizadas pela Divisão de Educação”, explica Martins, ressaltando que ações descentralizadas serão realizadas em Paranaguá no decorrer da semana.