Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) é celebrada todos os anos e marca uma semana em que são promovidas ações por todo o país relacionadas à educação e incentivo ao protagonismo de cada pessoa na construção de um trânsito mais seguro.
Em 2021, o tema da SNT é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. E a Polícia Rodoviária Federal (PRF), engajada na iniciativa, traz o tema “Compartilhe o Trânsito!”.
O trânsito não acontece sozinho, ele é formado por cada um dos cidadãos brasileiros que circulam por esse espaço diariamente. E é por isso que a SNT é um momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação e conscientização para a segurança de todos.
Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa a preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.
As ações devem contemplar discussões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, entre outros aspectos.
Alinhada a tudo isso, em 2021, a campanha da PRF reforça orientações que permitem uma reflexão sobre o comportamento de cada um em relação ao trânsito.
Nas rodovias, embora as ações estejam previstas para se iniciarem de norte a sul do Brasil, será o estado de Minas Gerais palco da Abertura SNT PRF 2021. A partir das 9h do sábado, 18, na Delegacia Metropolitana (UOP Betim/MG), situada no Km 499 da BR-381 (rodovia Fernão Dias), policiais, gestores e convidados darão início à reflexão sobre o tema e aos trabalhos educativos.
Ao longo da semana, a PRF promoverá campanha educativa em suas redes sociais, videoconferências sobre segurança e mobilidade, além de mobilizar todo seu efetivo em operações por todo o país visando a fiscalização e orientações quanto às condutas que colocam em risco vidas no trânsito. Vale destacar ainda que a PRF irá lançar o “Atlas da Década de Ações para Segurança Viária”.
Com informações da Agência PRF
Foto: José Cruz / Agência Brasil