Com os temporais dos últimos meses, alguns semáforos em Paranaguá pararam de funcionar e causaram transtornos aos motoristas, pedestres e ciclistas. O problema foi ainda maior devido ao alto fluxo de veículos que trafegam pelos locais onde os equipamentos estão instalados. Com isso, o risco de acidentes aumentou de forma significativa, apesar dos trabalhos de sinalização provisória e da presença de guardas municipais em alguns desses pontos.
A orientação é para que motoristas redobrem a atenção ao circular em vias que estão com a sinalização comprometida. O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, informou que em alguns cruzamentos o problema já foi resolvido, como é o caso da Avenida Bento Rocha com Roque Vernalha; Bento Rocha com Washington Luiz; e Expedicionários com Manoel Correia. “Eram pontos críticos que não poderiam ficar sem manutenção. Abrimos uma ordem de serviço solicitando os reparos em mais três semáforos”, contou.
Trânsito fica confuso em um dos pontos da Avenida Bento Rocha em função do não funcionamento do semáforo
Os três cruzamentos mencionados pelo secretário são: Avenida Bento Rocha com Coronel Santa Rita; Roque Vernalha com José Cadilhe; e Roque Vernalha com Arthur de Souza Costa. “São pontos de bastante movimento e também precisam de manutenção urgente”, salientou João Carlos.
Todos os 22 semáforos previstos na gestão anterior já foram instalados em Paranaguá. “Foram 22 instalados e em cinco foram realizados serviços. Os principais benefícios são em relação à segurança do pedestre e do motorista, além de favorecer a mobilidade urbana”, observou o secretário.
Um dos objetivos da secretaria é levar mais conscientização a todos os envolvidos no trânsito por meio de campanhas educativas. “Nas próximas semanas vamos realizar uma campanha para a conscientização do motorista e do pedestre no trânsito. Há alguns dias no cargo, as coisas estão fluindo corretamente. Se depender de mim, Paranaguá ainda terá muitas melhorias”, concluiu João Carlos.