Trânsito

Região da rotatória do Parque São João recebe sinalização

Nova sinalização foi feita pelo município no local. Pedido é para que todos a respeitem por um trânsito pacífico

zmc zvkz 1584435694

População aprova obras, mas sugere semáforo para reduzir acidentes

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Paranaguá implantou uma nova sinalização da rotatória do Parque São João para ciclistas, motoristas e pedestres, algo que faz parte da revitalização da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Apesar de já estar programada para ocorrer, a benfeitoria ocorre após acidente na região no dia 4 de fevereiro, que teve como vítima fatal a gestante Gisele Adriana Fernandes, de 18 anos. O fato acendeu o alerta quanto à mobilidade urbana no local e o risco de vida aos cidadãos. A população aprova a melhoria, mas sugere a instalação de um semáforo, algo que para alguns resolveria de vez o tráfego no local.

Assim como ocorre em toda a área urbana do município, a pintura e benfeitoria na rotatória foram realizadas pelo Setor de Sinalização Viária da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), pertencente à Secretaria Municipal de Segurança (Semseg). De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Leônidas Martins Junior, já havia um cronograma para a sinalização viária no local desde 2018 em toda a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. "Assim que os materiais adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Trânsito chegaram, foram iniciados os serviços de sinalização e a rotatória no Parque São João faz parte daquela avenida. Os trabalhos continuarão até o final dessa via quando se cruza com a Avenida Coronel Elísio Pereira", explica.

2(172)Ciclista Lucas Martins aprovou a nova sinalização. "Se todo mundo respeitar não acontece acidente", destaca

Segundo Martins, a fiscalização é outro ponto importante na mobilidade da região. "Agentes de trânsito, em diversos horários, fazem ponto base no posto de policiamento ostensivo do Parque São João e proximidades, realizam as fiscalizações, sejam elas por distração do condutor com os pedestres e ciclistas, quanto a utilização do celular ou a não utilização do cinto de segurança. Essas são medidas para um trânsito melhor. Estamos no início dos trabalhos da equipe da Educação para o Trânsito nas operações de conscientização da utilização da faixa de pedestres e das ciclofaixas em busca de um ambiente mais seguro para todos", ressalta o superintendente.

POPULAÇÃO APROVA NOVA SINALIZAÇÃO

Deise Regina Pereira, comerciante que atua na rotatória do Parque São João há 25 anos, afirma que o acidente fatal que ocorreu em fevereiro foi o primeiro que viu na região que tirou a vida de uma pessoa. "Contudo, há pequenas batidas direto. Sempre teve", explica, destacando também a necessidade de responsabilidade por parte de ciclistas que trafegam na rotatória. "Com a nova sinalização tem que melhorar, acredito que melhore, pois tem faixa, lombada, pontilhado, impossível a pessoa não enxergar. Todos respeitando tudo melhora", destaca. Ela também pede uma fiscalização mais intensa da Guarda Civil Municipal (GCM) na rotatória que, para a comerciante, é um instrumento eficaz para a mobilidade da região. 

Lucas dos Santos Martins, ciclista que reside no Parque São João e atua como vendedor ambulante, frisa a importância da nova sinalização. "Ficou bom, as faixas estavam muito apagadas. Se todo mundo respeitar não acontece prestar atenção com os caminhões", explica.

3(90)Taxistas de ponto próximo à rotatória afirmam que semáforo seria solução definitiva para trânsito na região e menos acidentes

PEDIDO POR SEMÁFOROS

Taxistas que trabalham em um ponto em frente a um supermercado bem ao lado da rotatória do Parque São João entendem que a sinalização viária não é suficiente para garantir a segurança no trânsito na localidade. Segundo eles, que preferiram se identificar coletivamente como categoria profissional, somente um semáforo poderia de fato agilizar o tráfego no local e evitar a ocorrência de acidentes. 

"O certo mesmo é colocar um sinaleiro na rotatória. Na sinalização os motoristas não respeitam ninguém, nem nas faixas brancas, quase passam por cima da gente. Um sinaleiro ia melhorar de vez, porque daí o motorista tem que parar obrigatoriamente", afirma o ensacador aposentado Martílio dos Santos, conhecido como "Seu Pelé", que utiliza a bicicleta como meio de transporte. "Além disso, o tráfego pesado de caminhões é muito perigoso para nós, os semáforos também iriam ajudar nisso", finaliza. 

4(44)"Um sinaleiro ia melhorar de vez, porque daí o motorista tem que parar obrigatoriamente", afirma o ensacador aposentado Martílio dos Santos

Você também poderá gostar

Região da rotatória do Parque São João recebe sinalização

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.